NEWSLETTER
JULHO 2012
Queimadura Solar
Dra. Ana Ramos – Farmacêutica
De acordo com a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), todos os anos mais de 10 mil novos casos de cancro de pele são detectados e cerca de 90% destes casos devem-se à exposição solar excessiva, principalmente devido a um curto período de férias com uma elevada exposição ao sol. (Ler mais)


Perturbações no crescimento
Existem vários factores que podem condicionar o crescimento, pelo que é necessário monitorizar de perto a evolução das crianças, de modo a actuar caso se verifique uma perturbação no crescimento. A Dra. Amélia Cavaco, Médica Pediatra, explica em entrevista como é feito este acompanhamento. (Ler mais)



Apoio Domiciliário
Dra. Patrícia Caires – Psicóloga
É conhecido o evidente envelhecimento da população portuguesa. A Terceira Idade é, actualmente, um dos sectores mais desprotegidos da sociedade, tendo o Estado uma capacidade de resposta limitada e cada vez mais insuficiente. As famílias têm cada vez menos capacidade para apoiar os seus idosos. (Ler mais)


Probióticos e Prébióticos 
Dra. Joana Silva Afonso - Nutricionista
A última vez que nos encontramos, sob a temática do Leite e Derivados, foi levantada uma pontinha do véu no que concerne aos Probióticos. Ora, os Probióticos ou alimentos probióticos definem-se por “microorganismos vivos que quando administrados em quantidades suficientes, conferem benefícios para a saúde dos hospedeiros”. (Ler mais)



Grandes Homens, Grandes Mulheres: Fruto de pequenos pormenores
Enf.ª Márcia Sousa, Enf.ª Regina Freitas e Enf.ª Vera Pestana
Quantos pais não sonham que os seus filhos venham a ser adultos de sucesso e que possam brilhar? Que façam a diferença entre muitos… Para gerar filhos saudáveis psiquicamente, deve-se ter por base a afetividade, a assertividade e investir na sensibilidade, bem como no diálogo, na flexibilidade e na disciplina. (Ler mais)



Unhas engrossadas
Dra. Joana Sousa
A onicogrifose caracteriza-se pelo grau mais extremo de hipertrofia ungueal. A lâmina ungueal encontra-se engrossada, hiperqueratósica, opaca e sem união com o seu leito. É uma patologia muito comum em pessoas de idades mais avançadas que, ao longo da sua vida, utilizaram calçado apertado. (Ler mais)



Enfermagem Veterinária 
Carina Gaspar – Enfermeira Veterinária
Todo o centro de atendimento médico veterinário possui uma equipa de profissionais composta por médicos, enfermeiros e auxiliares veterinários. Ao médico cabe-lhe o papel de diagnosticar as diversas doenças, assim como a prescrição do tratamento adequado. (Ler mais)



Breves

IASaúde passa a ter tutela dos direitos dos consumidores
O Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASaúde) passou a ter a tutela dos direitos dos consumidores, após a publicação em Diário da República, de um decreto legislativo regional que implementou essa alteração. (Ler mais)




Governo regional racionaliza transporte de doentes não urgentes 
O Governo da Região Autónoma da Madeira vai atingir uma poupança na ordem de um milhão de euros através da racionalização dos transportes de doentes não urgentes, que até agora eram efectuados de forma gratuita. (Ler mais)




Risco de exposição à malária pode aumentar em Portugal
O aumento previsível da temperatura, em função das alterações climáticas, poderá levar ao incremento do risco de exposição à malária no nosso país, de acordo com Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). (Ler mais)




 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal