JULHO 2012
UNHAS ENGROSSADAS
Dra. Joana Sousa
podo.joana@gmail.com

A onicogrifose caracteriza-se pelo grau mais extremo de hipertrofia ungueal (desenvolvimento anormal da unha). A lâmina ungueal encontra-se engrossada, hiperqueratósica, opaca e sem união com o seu leito. É uma patologia muito comum em pessoas de idades mais avançadas que, ao longo da sua vida, utilizaram calçado apertado e tiveram cuidados de higiene incorrectos, levando a uma lesão na matriz ungueal (zona a partir da qual a unha cresce).

Geralmente, quem sofre de onicogrifose sofre também de onicomicose, já que a unha ao ficar deformada tem tendência a levantar e a ficar descolada da pele. Assim, forma-se uma cavidade entre a unha e o leito ungueal onde acumula sujidade e humidade, impossível de se limpar, criando o habitat ideal para a proliferação de fungos na unha do pé (onicomicose).

A onicogrifose é um problema que normalmente afecta as unhas dos pés. Estas tendem a apresentar estrias transversais e por vezes possuem o aspecto de uma garra. As causas para estas alterações estão relacionadas com a danificação da zona a partir da qual a unha cresce (matriz ungueal), acabando por correr um crescimento desproporcionado da unha. Este comportamento é um mecanismo natural das nossas unhas para evitar futuras lesões.

No entanto, existem outros factores que podem desencadear a onicogrifose, nomeadamente alterações na circulação das extremidades inferiores, infecções, lesões, diabetes, deficiente ingestão de nutrientes, malformação congénita da matriz ungueal, esclerodermia e sífilis.

Prevenção

Tendo em conta que os factores mais comuns são a falta de higiene e o traumatismo da matriz através do uso inadequado de calçado, recomenda-se à população saudável que tenha o máximo de cuidado na escolha do calçado e na lavagem e secagem dos pés.

Tratamento

As manifestações visíveis desta patologia são o engrossamento e escurecimento ungueal e, por esse motivo, o tratamento inclui a realização de um rebaixamento da unha com o auxílio de micromotor e brocas, sendo o tratamento adaptado a cada caso. Para além do tratamento, é fundamental que os doentes tenham um maior cuidado na escolha do calçado, adoptando ainda hábitos de higiene adequados. O tratamento realizado previne também o aparecimento de outras patologias como a onicomicose, pois os factores desencadeantes (por exemplo, o descolamento ungueal que facilita a acumulação de sujidade e humidade) são eliminados. 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal