QUEM SOMOS
UM POUCO DE HISTÓRIA

Corria o ano de 1959 quando no dia 1 de Abril, o Farmacêutico Dr. Norberto Jaime Brito Figueiroa Teles de Freitas abria ao público a Farmácia do Caniço. À data da sua abertura apenas trabalhavam na farmácia o Dr. Norberto Jaime, e o seu colaborador Sr. Armando Quintal como Ajudante Técnico.

Servindo uma população maioritariamente rural, a ação da farmácia, nos seus primórdios caracterizava-se não só pela dispensa e manipulação de medicamentos, mas igualmente na educação para saúde da população envolvente.

No ano de 1960, abriu o posto de medicamentos da Farmácia do Caniço na Camacha, de forma a dotar aquela localidade de um serviço de dispensa de medicamentos.

A partir da segunda metade da década de 70, devido ao aumento da população do Caniço e consequente aumento de trabalho na farmácia, deram entrada ao serviço novos colaboradores.

No ano de 1994, por imposição legal a Farmácia do Caniço fechou o seu posto de medicamentos na Camacha.

O ano de 2001 ficou marcado como um ano de mudança na história desta farmácia.

Com o falecimento do Dr. Norberto Jaime, a propriedade da farmácia é assumida pelo seu filho e, à altura, estudante de Ciências Farmacêuticas, Carlos Freitas. Nesse mesmo ano informatizou-se a farmácia e deu-se início ao projecto das obras de modernização do espaço, que ficariam concluídas em Setembro de 2002.

No ano de 2003 começaram-se a realizar testes bioquímicos, tendo-se vindo progressivamente a alargar o leque de testes realizados na farmácia.
A partir de 2006 a farmácia entrou no novo horário de funcionamento, passando a encerrar às 24 horas.

Em 2007, começou a ser implementado o Sistema de Gestão de Qualidade, tendo sido alcançada a sua certificação em Junho de 2009.

2008 ficou marcado como o ano de realização da primeira edição de uma grande campanha fora das instalações da Farmácia do Caniço, o Rastreio de Risco Cardiovascular, realizado em parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, que possibilitou a realização gratuita de perto de 600 avaliações de risco cardiovascular. Em 2009, realizou-se a segunda edição desta iniciativa, que foi novamente muito bem recebida por parte da população.

O ano de 2009 começou com a colocação online da página da internet da Farmácia do Caniço. Um sítio onde os clientes podem ficar a conhecer a equipa, tirar dúvidas e fazer as suas compras.

Em 2010 ocorreu a informatização de alguns dos registos do Sistema Geral da Qualidade, facilitando a sua monitorização, o que nos permitiu melhorar o funcionamento interno, refletindo-se em melhorias nos serviços prestados ao público.

Em 2011 houve a mudança para instalações provisórias e migração de Sistema Informático de gestão da farmácia do Sifarma Clássico para o Sifarma 2000. Em Fevereiro deste mesmo ano, ocorreu a primeira sessão das Jornadas da Saúde, palestras abertas ao público que pretendem divulgar temas de saúde e contribuir para o esclarecimento da população. Desde então este projecto tem sido realizado mensalmente, contando já com a colaboração de cerca de 200 palestrantes das mais variadas áreas da saúde, e com uma plateia de mais de 2000 participantes.

A 30 de Abril de 2012 são inauguradas as instalações da farmácia renovadas, ampliadas e melhoradas, com a instalação de um Armazém Robotizado de apoio à dispensa. Neste ano, passou-se a disponibilizar o serviço de Administração de Vacinas não pertencentes ao Plano Nacional de Vacinação, e em 2014 estendeu-se o serviço à Administração de Medicamentos Injectáveis.

Em 2013 criou-se um cartão de cliente da Farmácia do Caniço com múltiplas vantagens associadas.

No ano de 2014 foram realizadas as obras que permitiram que, no início de 2015, se concretizasse a duplicação da área de público e a abertura de mais dois gabinetes para atendimento personalizado.

Em 2016, para além das intervenções na comunidade habituais dos anos anteriores (Rastreios, Jornadas da Saúde e Caminhadas), começaram a ocorrer Visitas às escolas locais, com o objectivo de apresentar a “profissão farmacêutica", e ao mesmo tempo sensibilizar os mais pequenos para a adopção de um estilo de vida saudável e para a prática de exercício físico regular.

A farmácia orgulha-se ainda de colaborar com programas de Recolha e Valorização de resíduos de embalagens de medicamentos da Valormed, Recolha de radiografias da AMI e Recolha de tampas para o programa “Dê uma Tampa à Indiferença” da Associação Portuguesa de Deficientes.

Desde a sua fundação, a Farmácia Caniço tem vindo a crescer de ano para ano, contando com uma equipa de profissionais dedicados que asseguram um serviço de qualidade 365 dias por ano.

Tendo já cumprido meio século de vida, a Farmácia do Caniço olha para o seu passado com orgulho e para o seu futuro com a ambição de continuar a prestar um serviço de qualidade direcionado para as necessidades do cliente, contribuindo assim para melhorar a Saúde e Bem-Estar de todos os que a visitam.
 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal