NEWSLETTER
SETEMBRO 2010
Doenças auto-imunes: Lúpus Eritematoso Sistémico
O Lúpus é uma doença auto-imune de difícil diagnóstico, uma vez que os doentes podem apresentar vários sintomas e sinais, nenhum dos quais é exclusivo da doença. A Dra. Ema Freitas, especialista em Medicina Interna, fala em entrevista acerca das opções existentes ao nível do tratamento desta doença crónica, bem como das medidas preventivas que poderão minorar os seus efeitos. (Ler mais)


Intolerância Alimentar
Dra. Gisele Amorim - Farmacêutica
A intolerância alimentar é uma resposta retardada a certos alimentos e pode ser uma doença debilitante que afecta a saúde e a qualidade de vida a longo prazo. Embora muitas vezes confundida com alergia alimentar, a intolerância alimentar deve-se a formação de anticorpos contra as proteínas de determinados alimentos. (Ler mais)


A Acne
Dra. Sílvia Dias - Farmacêutica
A acne é uma dermatose inflamatória crónica do folículo pilo-sebáceo e manifesta-se geralmente na cara, na parte superior do tórax, nos ombros e nas costas. Esta surge principalmente durante a puberdade, quando o aumento dos níveis de hormonas, especialmente os androgénios, estimula as glândulas sebáceas, levando-as a produzir uma quantidade excessiva de sebo. (Ler mais)


Stress Pós-Traumático: quando o trauma parece não ter fim
Dra. Cláudia Florença - Psicóloga
A Perturbação Stress Pós-Traumático (PSPT) é um distúrbio de ansiedade que pode surgir após sermos expostos a um acontecimento traumático que envolve o risco de vida, graves ferimentos ou qualquer outra ameaça à nossa integridade física. Diversos eventos podem conduzir a esta perturbação, nomeadamente desastres naturais, situação de guerra, acidente de carro/avião, sequestro, assalto violento, violação, abuso físico ou sexual, procedimentos médicos, entre outros. (Ler mais)


A alimentação no doente com Gota
Dra. Sandra Anjos - Nutricionista
A Gota é uma doença que resulta da acumulação de cristais de urato monossódico (vulgo “ácido úrico”) nas articulações e tecidos periarticulares e desencadeia fenómenos inflamatórios que originam dor, edema (inchaço), aumento da temperatura local, coloração avermelhada da pele (eritema) e, por vezes, dificuldade em mobilizar as articulações envolvidas. É uma das doenças reumáticas mais prevalentes no mundo ocidental, afectando sobretudo homens a partir dos 40 anos, mas também mulheres na menopausa. (Ler mais)

Onicomicose: Fungos nas unhas
Dra Joana Sousa  - Podologista
A onicomicose é, por definição, uma infecção fúngica da lâmina ungueal (unha) geralmente causada pelas espécies: Epidermophyton, Microsporum ou Tricophyton. As unhas opacas, descoladas, esbranquiçadas, espessas ou frágeis, podem significar a existência desta patologia. Apesar de ser uma infecção que afecta cerca de 40 por cento da população portuguesa, passa muitas vezes despercebida. (Ler mais)


Toxoplasmose: Gatos, os eternos culpados…

Dr. Eduardo Hernández Loreto - Médico Veterinário
A Toxoplasmose é uma doença causada por um parasita intracelular chamado Toxoplasma Gondii, que pode contagiar o homem e vários animais, tais como aves, cães, gatos, suínos, caprinos, bovinos e animais silvestres. Nos bovinos, suínos, cabras, e outros animais de produção, provoca abortos e nascimento de fetos mal formados, causando perdas económicas. (Ler mais)


Breves

INFARMED: saída de medicamentos do mercado não afecta pacientes

A Autoridade Nacional do Medicamento (INFARMED) esclareceu que os pacientes afectados pela saída do mercado de determinados medicamentos estão protegidos por mecanismos que asseguram uma "alternativa terapêutica". (Ler mais)



Utentes podem optar por genéricos
Um decreto legislativo regional publicado no Jornal Oficial da Madeira estabelece que, a partir de 12 de Setembro, os utentes do Serviço de Saúde na região passam a poder optar pelo genérico ou pelo medicamento de marca comercial. (Ler mais)



Governo negoceia com ANF para evitar pagamento de juros
A ministra da Saúde revelou que vai entrar em negociações com a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e a Associação de Farmácias de Portugal para evitar a cobrança de juros pelos atrasos no reembolso das facturas dos medicamentos. (Ler mais)




 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal