SETEMBRO 2010
ONICOMICOSE: FUNGOS NAS UNHAS
Dra Joana Sousa  - Podologista
podo.joana@gmail.com

A onicomicose é, por definição, uma infecção fúngica da lâmina ungueal (unha) geralmente causada pelas espécies: Epidermophyton, Microsporum ou Tricophyton. As unhas opacas, descoladas, esbranquiçadas, espessas ou frágeis, podem significar a existência desta patologia. Apesar de ser uma infecção que afecta cerca de 40 por cento da população portuguesa, passa muitas vezes despercebida, uma vez que numa fase inicial a unha fica apenas com uma coloração diferente.

Como surge?
 
Na maioria dos casos, é difícil perceber quando ocorreu a infecção, mas sabe-se que os fungos desenvolvem-se com o calor, escuridão e humidade. Assim sendo, todos os locais com estas condições são propícios ao seu desenvolvimento. Os traumatismos nas unhas (por exemplo, pancadas) associados ao contacto com os fungos, também envolvem um maior risco de contracção desta infecção, devido à fragilidade ungueal apresentada após o trauma.

A onicomicose é uma patologia que, por si só, é indolor. No entanto, existem algumas situações que podem causar alguma dor e mal-estar, como no caso do uso de calçado fechado e apertado perante o espessamento da lâmina ungueal. Outra situação ocorre quando a unha se torna frágil, pois pode quebrar e posteriormente “encravar”. Por estas razões, é uma patologia que logo que detectada deve ser tratada.

Como tratar?

O tratamento de onicomicoses não é complicado nem doloroso. Na maioria das vezes, demora entre seis a oito meses, podendo estender-se por um ano ou mais, nos casos mais avançados. A cura completa relaciona-se com o tempo da renovação total da lâmina ungueal e, quanto mais infectada, tanto maior o tempo de tratamento.

Na prática, numa consulta de podologia é possível remover mecanicamente a lâmina ungueal que se encontra descolada e efectuar o rebaixamento da mesma, para posteriormente ser aplicado o tratamento farmacológico local (por exemplo, verniz). O rebaixamento ungueal é um procedimento muito importante no tratamento de onicomicoses, pois assim consegue-se remover muita unha infectada e ao mesmo tempo prepará-la, tornando-a mais fina e porosa para receber o tratamento.
 
Os tratamentos farmacológicos de aplicação local são sobretudo utilizados nas fases iniciais da infecção fúngica ungueal. A associação deste tratamento com um tratamento sistémico por via oral (comprimidos) é necessária nos casos em que a matriz da unha (zona mais proximal - base) está infectada.
 
É importante que a pessoa afectada se mentalize que, independentemente da forma de tratamento, este não deve ser interrompido pois requer o tempo de crescimento/regeneração total da lâmina ungueal.

Como prevenir?
 
•    Para evitar contrair onicomicoses, deve secar muito bem os pés antes de os calçar;

•    Protegê-los se estiver num local propenso ao desenvolvimento de fungos (balneários, piscinas, terra...);

•    Evitar a utilização de calçado de outras pessoas, conselho que pode parecer-lhe estranho mas as crianças adoram calçar os sapatos dos pais e, se estes se encontrarem “infectados”, pode ocorrer o contágio;

•    Os alicates, tesouras e corta-unhas devem ser pessoais;

•    Se tiver animais em casa, esteja atento ao seu pêlo, pois uma descamação anormal pode significar estar perante uma infecção fúngica;

•    Sempre que tiver oportunidade utilize calçado largo e arejado.

Lembre-se que quanto mais precocemente detectar esta patologia, tanto mais eficaz pode ser o seu tratamento.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal