SETEMBRO 2010
A ACNE
Dra. Sílvia Dias - Farmacêutica
silvia.dias@farmaciadocanico.pt

A acne é uma dermatose inflamatória crónica do folículo pilo-sebáceo e manifesta-se geralmente na cara, na parte superior do tórax, nos ombros e nas costas. Esta surge principalmente durante a puberdade, quando o aumento dos níveis de hormonas, especialmente os androgénios, estimula as glândulas sebáceas, levando-as a produzir uma quantidade excessiva de sebo.

No entanto, existe também a acne tardia (em oposição à acne juvenil) que surge na faixa etária dos 30-35 anos ou depois dos 40. A acne tardia não é forçosamente uma consequência da acne juvenil e existem vários factores que a podem desencadear e agravar: o stress, o tabaco, alguns medicamentos, cosméticos desadequados ou ainda o sol.

A acne produz-se quando uma acumulação de sebo seco, células e bactérias obstrui os folículos pilosos e bloqueia o sebo que sai pelos poros. A partir daqui, existem duas evoluções possíveis:

1.    Formação do ponto negro
O canal sebáceo enche-se inteiramente de sebo. Com a pressão, o poro dilatado abre-se ao ar livre e a oxidação do sebo ao contacto com o ar dá-lhe a cor escura característica.

2.    Proliferação bacteriana e reacção inflamatória
As bactérias que colonizam a pele e o folículo piloso (Propionibacterium acnes, Pityrosporum ovale e Staphylococcus epidermis) proliferam de forma intensa, levando a própria pele a reagir com uma resposta inflamatória. A inflamação e infecção provocam erupções cutâneas que se conhecem como borbulhas de acne.

Assim, tendo em conta esta fisiopatologia, podemos dividir a acne em dois tipos: Acne retencional ou Acne inflamatória.

A acne é hereditária?
Os factores genéticos são responsáveis em 81 por cento pela frequência e aintensidade da acne, enquanto que os factores associados ao ambiente (stress, alimentação, etc.) só o são em 19 por cento dos casos.

A alimentação influência a acne?
Este tema ainda não está completamente esclarecido, mas uma alimentação muito rica em açúcar parece favorecer a acne. Constatou-se ainda que em certas zonas da Islândia, Nova-Guiné e Paraguai, onde a alimentação é particularmente pobre em açúcares, a acne é inexistente.

O stress agrava a acne?
O stress leva à secreção de substâncias conhecidas por neuromediadores, que podem aumentar a produção de sebo e inflamação da pele, e logo, agravar a acne.

O aspecto da acne oscila de ligeiro a muito grave. As pessoas com acne superficial desenvolvem pontos negros sem inflamação ou um moderado número de pequenas borbulhas, ligeiramente irritadas. As pessoas com acne profunda têm protuberâncias vermelhas, cheias de pus e dolorosas (nódulos) que se unem sob a pele na forma de abcessos que exsudam.

O cuidado geral da acne é simples, com a dermocosmética a assumir um papel de extrema importância. A higiene deve ter tensioactivos suaves e não deve secar a pele. Os produtos de higiene devem ter substâncias activas anti-microbianas, sebo-regulaforas e agentes suavizantes.

A hidratação é também um cuidado essencial da pele oleosa. Para além da acção hidratante, estes cuidados devem ter acções complementares como sebo-reguladora e matificante, reduzindo o brilho da pele ao longo do dia, com texturas adaptadas e “oil-free”.

Adicionalmente a estas medidas de rotina, o tratamento da acne depende da gravidade que reveste a doença. Os meios terapêuticos na acne, têm como objectivo corrigir a queratinização folicular anormal, diminuir a produção sebácea, controlar a população bacteriana e combater a inflamação. Podem ser de aplicação tópica (retinóides, peróxido de benzoílo, antibióticos locais) ou sistémicos (isotretinoína, antibióticos orais).

Os principais efeitos secundários que advêm destes tratamentos são a secura cutânea, eritema, sensação de queimadura e sobretudo o risco de fotossensiblização. Como tal, o recurso a estas substâncias é restrito aos casos de maior gravidade e obriga a uma consulta médica da especialidade.

Para terminar, resta apenas salientar que a protecção solar adequada é essencial em qualquer tipo de acne. O sol é um “falso amigo”, pois provoca um espessamento da pele e lesões retencionais que irão dar lugar a borbulhas e alguns medicamentos anti-acneicos não são compatíveis com o sol (como foi atrás referido a propósito da fotossensibilização). Existem protectores solares com textura não oleosa e indicados para as peles mistas e oleosas. Em caso de dúvidas, não hesite em contactar o seu dermatologista ou farmacêutico.

Colaboradora da Farmácia do Caniço desde 2008.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal