NEWSLETTER
MAIO 2010
Diabetes: “As pessoas têm de ser mais responsáveis pela sua saúde”
A prevalência da diabetes tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos anos. O Dr. Silvestre Abreu, especialista em Endocrinologia e coordenador do Programa Regional de Prevenção e Controle da Diabetes, defende em entrevista que podem ser postos em prática mais estímulos para promover a adopção de estilos de vida saudáveis, mas que, em última análise, as pessoas terão de ser cada vez mais co-responsabilizadas no âmbito do combate a esta doença crónica. (Ler mais)



Hipertensão: Não dói, não se vê, mas pode ser fatal
Dra. Carla Silva – Farmacêutica
A hipertensão arterial, ou pressão arterial elevada, é uma doença muito comum que afecta um em cada quatro adultos. A hipertensão arterial, também conhecida como a doença que mata silenciosamente, muitas vezes não apresenta sintomas e pode causar uma série de doenças se permanecer não tratada por tempo prolongado. (Ler mais)



Colesterol: Conheça os seus limites
Dr. Élvio Sousa – Farmacêutico
Sabia que apenas 25% do nosso colesterol provém da nossa alimentação? E que muitas pessoas têm o colesterol elevado apesar de manterem hábitos de vida saudáveis? Ao colesterol tem sido atribuída uma conotação negativa, devido à  sua associação com o risco cardiovascular. No entanto, o colesterol é uma substância que o organismo utiliza para fins diversos que lhe são fundamentais, nomeadamente a produção de determinadas hormonas e vitaminas, a formação dos sais biliares e a construção das paredes das células. (Ler mais)



A Fisioterapia na reabilitação após AVC
Dra. Inês Dias – Fisioterapeuta
Um Acidente Vascular Cerebral (AVC) deixa sempre sequelas. Na maioria dos casos, têm grandes e graves repercussões na vida dos indivíduos, quer a nível físico, devido às incapacidades que decorrem do mesmo, quer a nível familiar, sócio-económico e profissional. A pessoa deixa, muitas vezes, de ser capaz de realizar as simples tarefas diárias, assim como de desempenhar as suas actividades profissionais e de lazer. (Ler mais)




A importância da alimentação para a saúde do coração
Dra. Sónia Xavier – Nutricionista
As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte e incapacidade no nosso país. Devem-se essencialmente à aterosclerose (acumulação de gorduras na parede dos vasos sanguíneos), que progride silenciosamente durante anos. As suas consequências mais importantes (enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral e morte) são frequentemente súbitas e inesperadas. (Ler mais)




Radiação Solar
Dra. Sofia Ferreira – Farmacêutica
Radiação solar é a designação dada à energia radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação electromagnética. Esta radiação divide-se em luz visível, radiação infravermelha e radiação ultra-violeta (RUV). A radiação ultra-violeta é, tal como já referimos, parte do espectro electromagnético emitido pelo Sol. Esta divide-se em três bandas, com diferentes comprimentos de onda: a RUV A (que vai dos 320 aos 400nm); RUV B (290 aos 320nm) e RUV C (dos 100 aos 290nm). (Ler mais)



“Dirofilariose Canina”: Uma Doença Silenciosa
Dr. Eduardo Hernández Loreto - Médico Veterinário
A Dirofilariose Canina é uma doença muito perigosa, especialmente porque na sua primeira fase não produz sintomas. É causada por um parasita chamado Dirofilaria immitis, que na sua fase adulta está localizado no coração, por isso também recebe o nome de “Verme do coração”. Esta doença é transmitida pelos mosquitos. (Ler mais)



Farmácia do Caniço e Onda Revital Club assinam protocolo de cooperação
A Farmácia do Caniço e o Onda Revital Club, Health Club situado no Caniço de Baixo, assinaram um protocolo de cooperação que oferece aos utentes de ambas as entidades vantagens no acesso aos serviços prestados, com o objectivo de promover a sua saúde e bem-estar. (Ler mais)




Breves

Medicamentos para Psoríase passam para Escalão A de comparticipação
Os medicamentos indicados para o tratamento da Psoríase passaram a ser incluídos no Escalão A de comparticipação, pelo que o Estado suportará 95% do custo dos mesmos, desde que o médico prescritor mencione expressamente na receita a lei. (Ler mais)





Doentes decidem
Todos os doentes têm o direito de declarar antecipadamente que tratamento aceitam ou rejeitam, mas isso não deve ser “impositivo” ou usado para o seu prejuízo, disse o bastonário da Ordem dos Médicos, citado pela Agência Lusa. (Ler mais)







 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal