MAIO 2010
HIPERTENSãO:NãO DóI, NãO SE Vê, MAS PODE SER FATAL
Dra. Carla Silva – Farmacêutica*
carla.silva@farmaciadocanico.pt

A hipertensão arterial, ou pressão arterial elevada, é uma doença muito comum que afecta um em cada quatro adultos. A hipertensão arterial, também conhecida como a doença que mata silenciosamente, muitas vezes não apresenta sintomas e pode causar uma série de doenças se permanecer não tratada por tempo prolongado.

O que significa ao certo pressão arterial?

As células do nosso corpo precisam de oxigénio e nutrientes para sobreviver. Estes são transportados a todas as partes do corpo através do sangue. O coração bombeia sangue para os vasos sanguíneos que transportam sangue “fresco” do coração para o resto do corpo, chamados artérias. A pressão arterial é a força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, semelhante à pressão que a água exerce sobre uma mangueira de jardim.

São usados dois números para descrever a pressão arterial. O número mais elevado, a chamada pressão arterial sistólica, mede a pressão do sangue quando o coração bombeia. Um valor normal e saudável corresponde a menos de 120 mmHg. O segundo número mede a pressão do sangue quando o coração descansa, sendo esta a pressão arterial diastólica. Um valor normal saudável deverá ser inferior a 80 mmHg.

A pressão arterial está sempre a variar. É comum diferir 10 a 20 unidades quando é medida em tempos diferentes, mesmo com minutos de diferença. Há alguns cuidados a ter antes de efectuar uma medição da pressão arterial, de forma a minimizar algumas variações: não beber café nem fumar nos 30 minutos antes da medição e permanecer sentado sem falar nos 5 minutos anteriores à medição. Não se deve diagnosticar hipertensão arterial, a não ser que o utente apresente valores elevados repetidamente. Se a pressão arterial sistólica está consistentemente acima de 140 ou se a pressão arterial diastólica está consistentemente acima de 90, o médico diagnosticará hipertensão. Quando são encontrados valores de pressão arterial sistólica entre 120 e 140 e/ou valores de pressão arterial diastólica entre 80 e 90, é considerado pré-hipertensão. Isto significa que estas pessoas têm mais probabilidade de desenvolver hipertensão.

Causas da hipertensão arterial

As causas exactas de hipertensão arterial não são conhecidas. Contudo, existem certos factores associados ao aumento da pressão arterial:
•    fumo do tabaco;
•    excesso de peso;
•    comida com excesso de sal;
•    ingestão excessiva de gorduras;
•    consumo de bebidas alcoólicas em excesso;
•    stress;
•    falta de exercício físico.

Pessoas com um nível elevado de colesterol, ou com doença cardíaca ou hepática, têm um risco aumentado de desenvolver hipertensão arterial. Embora algumas pessoas tenham um risco mais elevado, qualquer um de nós, em qualquer idade e em qualquer ambiente, pode desenvolver hipertensão. Pessoas com uma história familiar de hipertensão arterial ou de raça negra são mais predispostas a desenvolver hipertensão.

Complicações da hipertensão arterial

Ao longo do tempo, a hipertensão arterial pode provocar a dilatação dos vasos e torná-los menos resistentes, conduzindo a uma anormal dilatação dos vasos sanguíneos, chamada ”aneurisma”. Um aneurisma pode causar hemorragia interna e ser causa de morte. O espessamento dos músculos das artérias devido à hipertensão arterial também pode causar o estreitamento dos vasos sanguíneos, diminuindo ou mesmo bloqueando o fluxo de sangue. Quando o sangue pára, os órgãos irrigados por estes vasos podem sofrer lesões ou morrer.

O bloqueio das artérias no cérebro pode originar um acidente vascular cerebral (AVC), e este pode conduzir a paralisia, problemas na fala, ou até mesmo à morte. O bloqueio dos vasos sanguíneos nos rins pode conduzir à incapacidade dos rins removerem tóxicos do sangue e o doente morreria se não realizasse hemodiálise.

O bloqueio dos vasos sanguíneos no olho pode conduzir ao comprometimento da visão ou mesmo à cegueira. No coração, tal bloqueio origina um enfarte, onde a parte do coração irrigada pelas artérias bloqueadas morre. Isto enfraquece o coração e pode levar à morte do indivíduo. O coração pode também ser afectado de outra forma: pode ficar cansado de bombear o sangue a uma pressão tão elevada, originando insuficiência cardíaca, problemas respiratórios e até mesmo morte.

Controlo da hipertensão arterial

Infelizmente, a hipertensão não tem cura. No entanto, pode ser controlada através de mudanças nos hábitos alimentares e prática de exercícios aeróbios (caminhadas, andar de bicicleta, nadar). Por vezes, pode ser necessária medicação para trazer a pressão arterial para valores normais. Esta medicação é frequentemente tomada por períodos prolongados, por vezes para toda a vida.  

A única forma de detectar precocemente a hipertensão, de forma a prevenir complicações sérias, é através da verificação regular da pressão arterial. O seu médico, enfermeiro ou farmacêutico podem ajudar nessa verificação.  

* Colaboradora da Farmácia do Caniço desde 2009

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal