NEWSLETTER
FEVEREIRO 2011
Artrite Reumatóide
Dra. Silvia Dias – Farmacêutica
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune sistémica, caracterizada pela inflamação das articulações (é dado o nome de artrite à inflamação de uma ou mais articulações). A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crónica severa, debilitante e com localização variada, apesar da sua clara prevalência nas articulações sinoviais e tecidos periarticulares. (Ler mais)

Cálculos renais
Dra. Ana Ramos - Farmacêutica
Quem sofreu de um cálculo renal terá 50 por cento de hipóteses de voltar a sofrer um novo episódio num período de 5 a 10 anos, de acordo com os dados fornecidos pela Associação de Doente Renais do Norte de Portugal (ADRNP). Os cálculos renais, ou “pedras nos rins”, são os nomes comuns dados à litiáse urinária ou urolitíase. (Ler mais)

Apneia Obstrutiva do Sono

A Apneia Obstrutiva do Sono é uma doença que, segundo estimativas recentes, afecta cerca de 500 mil pessoas em Portugal, a maioria dos quais não está diagnosticada. A Dra. Conceição Pereira, médica especialista em Pneumologia, fala em entrevista acerca desta doença de efeitos potencialmente devastadores, alertando para a necessidade de tratá-la a tempo. (Ler mais)


A influência do Exercício Físico na Artrite
Dr. Ricardo Sardinha - Lic. Educação Física
Artrite é um termo genérico para aproximadamente 100 doenças que produzem ou uma inflamação no tecido conjuntivo (particularmente nas articulações), ou uma degeneração não inflamatória desses tecidos, afectando aproximadamente 350 milhões de pessoas em todo o mundo. (Ler mais)


“Deixe os seus dentes sorrir, proteja-os”    
Dr. João Bosco da Costa de Castro - Médico Dentista
A postura erecta do homem – o geocentrismo – é a viga mestra defendida pela cibernética bucal. A descoberta de que a boca funciona como um estabilizador-chave do equilíbrio do sistema postural, demonstra a importância da boca e dos dentes. Uma criança só começa a andar quando nascem os primeiros dentes de leite. (Ler mais)


Doença do Trato Urinário Inferior Felino
Dr. Paulo Araújo - Médico Veterinário
Dada a sua frequência em Clínica Felina, a problemática da Doença do Trato Urinário Inferior Felino (DTUIF) é particularmente relevante. Os gatos com DTUIF normalmente apresentam dor e dificuldade em urinar (disúria), aumento da frequência urinária (polaquiúria) e sangue na urina (hematúria). (Ler mais)


Os ovos na alimentação
Dr. Ricardo Oliveira - Nutricionista
O ovo é um alimento quase completo, só lhe falta a vitamina C e uma quantidade de hidratos de carbono. Este pequeno baú de poucos gramas, alberga uma reserva de nutrientes, ou antes, “mantimentos”, que permitem durante várias semanas sustentar o desenvolvimento de um ser vivo. (Ler mais)


Breves

OMS recomenda exercício para diminuir risco de incidência de cancro
Fazer 150 minutos de actividade física moderada por semana pode contribuir para reduzir o risco de cancro da mama e do cólon, de acordo com novas recomendações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). (Ler mais)


Prevalência da obesidade duplica em 30 anos

A prevalência da obesidade no mundo quase duplicou ao longo dos últimos 30 anos, atingindo actualmente cerca de 500 milhões de adultos, de acordo com um novo estudo publicado recentemente na revista “The Lancet”. (Ler mais)


Prevalência da diabetes em Portugal atinge 12,3%

A prevalência da diabetes em Portugal atingiu os 12,3% em 2009, o correspondente a cerca de 980 mil pessoas, sendo que destes 430 mil não estavam diagnosticados, de acordo com dados revelados no segundo relatório anual do Observatório Nacional da Diabetes. (Ler mais)



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal