FEVEREIRO 2011
“DEIXE OS SEUS DENTES SORRIR, PROTEJA-OS”
Dr. João Bosco da Costa de Castro - Médico Dentista
leodente@iol.pt

A postura erecta do homem – o geocentrismo – é a viga mestra defendida pela cibernética bucal. A descoberta de que a boca funciona como um estabilizador-chave  do equilíbrio do sistema postural, demonstra a importância da boca e dos dentes. Uma criança só começa a andar quando nascem os primeiros dentes de leite e quando uma pessoa perde os seus dentes ou as curvas de compensação da arcada dentária, também perde muitas das possibilidades de movimento. A correcção do problema restabelece o equilíbrio postural.

Os dentes são verdadeiras teclas do computador humano e a arcada dentária humana é intermediária entre a dos carnívoros e dos herbívoros, podendo por esse motivo adaptar-se a diferentes tipos de alimentação.

Posto isto, e estabelecendo a verdadeira importância dos dentes, há que balizar comportamentos e expurgar mitos, tendo em vista uma dentadura saudável e estruturas anexas em equilíbrio, se possível, para toda a vida.

O ditado popular “a cada gravidez se perde um dente” não é verdadeiro. Trata-se de uma crença generalizada, mas na realidade … um mito! Embora o piorar da saúde oral possa ser real, durante a gravidez e logo após o nascimento da criança, por si só, esta não provoca problemas de saúde nos dentes e nas gengivas.

As alterações hormonais que ocorrem na gravidez só aumentam os sinais de uma situação já existente. A gestante está mais sujeita a ter cáries porque come com mais frequência, geralmente, dando preferência a alimentos que contêm açúcar e descuida a escovagem dos dentes. A sua prioridade passa a ser o novo ser que vem a caminho.

”A gravidez também não enfraquece os dentes, pois o cálcio não é retirado dos dentes da mãe pelo feto”.

Por outro lado, estudos recentes mostram que as pessoas que têm um nível mais alto de bactérias que causam problemas nas gengivas, como a doença periodontal, têm maior risco cardiovascular (ataque cardíaco, derrame cerebral) e as grávidas, do nascimento de bebés prematuros e com baixo peso. Do mesmo modo descobriu-se que as mães são fontes de bactérias cariogénicas (com capacidade para fermentar açúcares) para as crianças, podendo ser ainda consideradas como responsáveis pela contaminação e infecção dos filhos.

A cárie é, antes de tudo, uma doença infecto-contagiosa! A gravidez é uma fase ideal para o estabelecimento de bons hábitos, pois a gestante mostra-se psicologicamente receptiva em adquirir novos conhecimentos e a mudar padrões que provavelmente terão influências no desenvolvimento da saúde do seu filho. Há que educar para a saúde, a futura mãe e toda a família. O evitar de alimentos açucarados trará benefícios ao nível da diminuição do risco de ter cáries e do controle de peso. O açúcar natural dos alimentos é suficiente para suprir as necessidades da gestante e do futuro bebé.

A questão dentes fracos vs antibióticos, deve ficar muito bem esclarecida, principalmente para os responsáveis pelas crianças, que muitas vezes acusam os antibióticos, injustamente, por problemas que, provavelmente, são da sua própria responsabilidade, como falta de controlo da dieta de açúcares e hábitos errados de higiene oral.

No momento do nascimento, a boca e as estruturas a ela associadas tornam-se o modo como a criança se relaciona com o mundo. A tendência nestas etapas para levar tudo à boca, favorece o crescimento e a mudança das estruturas craniofaciais. Com a erupção dos incisivos temporários, produzem-se múltiplas mudanças. Tende a adiantar a mandíbula, para que os incisivos inferiores contactem com os superiores, pois ao nascer esta apresenta-se retraída, permitindo a passagem do bebé pelo canal vaginal durante o parto, activando os músculos propulsores da mesma. A etapa que leva à posição erecta favorece assim, o crescimento mandibular e o desenvolvimento da musculatura mastigatória.

A erupção dos caninos e molares temporários incorpora os movimentos de lateralidade que se adicionam aos de abertura e fecho para permitir a trituração. Permite a maturação da posição da língua e requer o contacto bilabial, produzindo-se nesta etapa o ajuste maxilo-mandibular nos três planos do espaço. Para que esta etapa do desenvolvimento se realize, é fundamental que os pais acostumem a criança a mastigar.

A dieta deverá mudar a sua consistência, progressivamente, até ser a do resto da família e deve incorporar, rotineiramente o prato e o copo. A aprendizagem da mastigação correcta leva à estabilização da mandíbula, ao fecho dos lábios, a uma mudança da posição da língua durante a deglutição e a uma mudança na expressão facial. Neste momento, a musculatura facial é substituída, durante a mastigação, pelos músculos mastigadores inervados pelo trigémio, de modo que se aprecia uma selecção especializada de grupos musculares.

A partir dos 6 anos, inicia-se a erupção dos dentes permanentes que irão substituir os temporários ou que irão erupcionar em sítios do maxilar onde não havia dentes decíduos. Aos 12 anos irá erupcionar o segundo  molar, ou molar dos 12 anos, e entre os 18 -25 anos, o terceiro molar, ou dente do siso.

Finalmente, de sublinhar que “os pais deveriam ser informados durante a educação pré-natal da importância da dentição, os problemas que podem trazer, os riscos da chupeta ou o biberão mal utilizado, a forma de limpar a boca, que fazer quando a criança se magoa, etc”. Mesmo assim, a consulta de saúde oral, antes que haja doença, permite obter níveis de saúde óptimos, com uma carga de ansiedade mínima.

Com a estética, incluindo um sorriso branco e atraente, em alta, é importante lembrar que nada é mais bonito do que uma boca saudável, sem cáries e sem doenças das gengivas. Nenhum tratamento dentário, por mais sofisticado que seja, produz resultados melhores e a menor custo do que manter a saúde oral.

O título deste artigo é uma adaptação do slogan do grupo de prevenção em saúde oral – GPSO (Centro Regional de Saúde Madeira).

Bibliografia

-A CURA PELOS DENTES - Biocibernética Bucal - uma revolução na Saúde http//pt.shvoong.com/books/dictionary/1932653-cura pelos dentes - biocibernetica – bucal
-Gravidez afecta a saúde dos dentes?
http//pt.shvoong.com/medicine-and-health/dentistry- oral – medicine/
-Atlas de Odontologia infantil - para pediatras e odontólogos - Dra. Helena Barbería Leache.
- A FALA INFANTIL REVELA SAÚDE- Rosane Paiva da Silva.
www.saudevida.com.br

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal