NEWSLETTER
SETEMBRO 2012
Intoxicações Alimentares
Dr. João Cerqueira – Farmacêutico
A alimentação é o processo pelo qual o homem assimila nutrientes essenciais às suas funções vitais. É também um elemento da cultura humana e tem elevada relevância em muitas situações de carácter social. Tem, por conseguinte, um impacto no nosso quotidiano que não pode ser menosprezado. (Ler mais)


Síndrome de Fadiga Crónica 
Dra. Sofia Ferreira – Farmacêutica
Síndrome de Fadiga Crónica (SFC) é uma doença debilitante e muito complexa, de difícil caracterização, em que muitas vezes as pessoas se encontram num estado de fraqueza e exaustão sem razão aparente. Geralmente, os doentes apresentam uma profunda fadiga, constante e persistente, podendo tornar-se incapacitante. (Ler mais)


Indigestão
Dra. Filipa Góis – Farmacêutica
A dispepsia, comummente referida como indigestão, é caracterizada por um conjunto de sintomas relacionados com o trato gastrointestinal superior, que se reflectem num mal-estar abdominal, podendo ser acompanhada de libertação de gases, aumento dos ruídos intestinais, falta de apetite, náuseas, prisão de ventre, diarreia e flatulência. (Ler mais)

Medicina Intensiva
Os Cuidados Intensivos representam muitas vezes a diferença entre a vida e a morte, desempenhando um papel fundamental na recuperação de doentes em estado muito grave. O Dr. João José Jardim Vieira, médico especialista em medicina intensiva, fala em entrevista dos cuidados prestados e dos desafios enfrentados diariamente. (Ler mais)


Saltar refeições
Dra. Liliane Costa – Nutricionista
A alimentação, entendida como o ato de comer, é a única forma de satisfazer as necessidades em energia e substâncias nutrientes, sendo fundamental para a manutenção da vida. A alimentação saudável é um dos principais determinantes de saúde, desempenhando um papel essencial na prevenção de doenças crónicas. (Ler mais)


Saúde oral na gravidez
Dr. Fabião de Castro da Silva – Médico Dentista
A gravidez, não sendo uma doença, provoca alterações importantes no corpo da mulher. Importa por isso que a futura gestante consulte o seu médico dentista, entre outros cuidados. Esta consulta prévia ao especialista em medicina dentária, servirá para avaliar o seu estado de saúde oral e submeter-se a tratamentos (se necessários). (Ler mais)



Intoxicações frequentes em cães e gatos
Dr. Eduardo Hernandéz Loreto – Médico Veterinário
As intoxicações são muito comuns no dia-a-dia das clínicas veterinárias. A causa mais frequente é a administração de medicamentos para humanos a cães e gatos, assim como a aplicação em gatos de medicamentos destinados a cães. Muitas vezes, com a melhor das intenções, o proprietário do animal causa uma grave intoxicação. (Ler mais)


Breves

Exercício físico reduz risco de recorrência de cancro 
A prática regular de exercícios físicos pode reduzir a recorrência de cancros da mama ou do cólon em até 50 por cento, segundo um estudo realizado por uma equipa de investigadores da Mayo Clinic, nos Estados Unidos. (Ler mais)



Aspirina aumenta expectativa de vida de pacientes com cancro da próstata
O uso regular de aspirina por homens em tratamento do cancro da próstata aumenta a expectativa de vida dos pacientes, de acordo com um estudo realizado por cientistas da UT Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos. (Ler mais)



Consumo regular de chocolate reduz risco de AVC em homens
A ingestão de uma quantidade moderada de chocolate por semana pode estar associada a um menor risco de acidente vascular cerebral (AVC) entre os homens, de acordo com cientistas do Karolinska Institutet, na Suécia. (Ler mais)





 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal