SETEMBRO 2012
INTOXICAçõES FREQUENTES EM CãES E GATOS
Dr. Eduardo Hernandéz Loreto – Médico Veterinário
convetcanico@gmail.com

As intoxicações são muito comuns no dia-a-dia das clínicas veterinárias. A causa mais frequente é a administração de medicamentos para humanos a cães e gatos, assim a aplicação em gatos de medicamentos destinados a cães. Muitas vezes, com a melhor das intenções, o proprietário do animal causa uma grave intoxicação ao medicá-lo com “um simples remédio para dor”.

Existem várias substâncias potencialmente perigosas para os cães e gatos dentro das nossas casas. Tudo depende da quantidade ingerida ou administrada ao animal.

Os cães são animais muito curiosos, e como omnívoros e rastreadores naturais, tendem a experimentar quase tudo. Existem diversas substâncias tóxicas que o seu cão pode encontrar dentro de casa, que podem ser muito prejudiciais.

Confira uma lista de produtos caseiros comuns que deve manter fora do alcance de seu cão ou gato:
1) Medicamentos de uso humano: como Ben-U-Ron®, Dafalgan®, Panasorbe® e todos aqueles que contenham Paracetamol, que são muito utilizados como analgésico contra dores de cabeça nos humanos. No entanto, uma dose tão pequena como dois comprimidos poderia matar um cão de raça pequena, já que os cães não possuem as enzimas hepáticas necessárias para seu processamento. Outros medicamentos tóxicos são a aspirina®, o Brufen® e outros anti-inflamatórios à base de Diclofenac. Os sinais de intoxicação incluem salivação abundante, apatia e dor abdominal. Se desconfia que o seu cão ingeriu comprimidos seus, ligue imediatamente para o seu veterinário.
2) Insecticidas para o controle de pulgas, carraças, moscas, mosquitos, baratas e formigas: existem muitos produtos seguros no mercado, mas preste atenção ao modo correcto de utilização. Os produtos à base de piretrina e permetrina - geralmente de uso tópico (Pó - talco, shampoos, sabonetes e coleiras) - são seguros se correctamente utilizados, mas não devem ser utilizados concomitantemente na hora do banho, no corpo do animal e na casa, uma vez que isso aumenta muito o risco de intoxicação. Os produtos para tratar a sarna (amitraz, por exemplo) devem ser diluídos correctamente e utilizados somente em cães. Se no rótulo ou bula do produto não especifica o uso em gatos, NÃO utilize. Também deve observar a sua correcta utilização tendo em conta o estado do animal, nomeadamente a presença de uma doença ou fêmeas grávidas ou animais muito jovens.
3) Pesticidas: à base de organosfosforados e carbamatos são extremamente tóxicos para humanos e animais domésticos. Cuidado com os insecticidas: o spray deposita-se no chão e o seu animal pode pisar e/ou lamber o produto.
4) Líquido Anticongelante: muita gente não sabe, mas o anticongelante comum é uma causa relevante de mortalidade animal. Tem um odor e sabor muito doce para o cão, o que pode chamar sua atenção. O glicol, principal substância dos anticongelantes, é tóxico e os seus sintomas incluem vómito, convulsões, andar com dificuldade e letargia. Também pode levar à falência renal. 
5) Chocolate: O chocolate contém umas substâncias chamadas: teobromina, metilxantina e cafeína, que são tóxicas para os cães. As suas concentrações variam conforme o tipo de chocolate, sendo o chocolate escuro particularmente perigoso. Embora geralmente seja preciso uma dose relativamente grande de chocolate para afectar um cão, uma dose pequena também pode provocar envenenamento. Os sintomas de envenenamento por chocolate incluem vómito, diarreia e aumento da actividade. Pode levar a convulsões e à alteração do ritmo cardíaco. Se desconfia que o seu cão ingeriu chocolate, ligue imediatamente para o seu veterinário.
6)      Produtos de limpeza: são tóxicos para os cães. Mantenha todos os produtos que contenham lixívia ou outros químicos branqueadores e desinfectantes para o chão, fora do alcance de seu cão. Os sintomas da sua ingestão incluem salivação abundante, vómito e dores abdominais. Se suspeita que o seu cão tenha ingerido algum desses produtos, é muito importante não induzir o vómito. Ligue imediatamente para o seu veterinário.
7)     Pilhas: Se o seu cão ingerir uma pilha, pode ter uma ulceração no estômago em menos de 12 horas, o que pode ser fatal. Os sintomas de ingestão incluem salivação abundante, falta de apetite, vómito e letargia. 
8)    Bolas de naftalina: Geralmente usadas como insecticida ou desodorizante em gavetas de roupas, mas muito perigosas para os cães. Contêm um insecticida que causa danos ao sistema nervoso central. Quando metabolizadas, podem causar lesões no fígado. Os sintomas incluem vómito e convulsões. Se o seu cão ingeriu naftalina, não induza o vómito e ligue imediatamente para o seu veterinário.
9)    Detergentes e Amaciante para roupas: Todos os tipos de detergentes são tóxicos para os cães, mas os amaciantes são particularmente perigosos. Os sinais de intoxicação incluem vómito, letargia, queimaduras no focinho, salivação abundante, debilidade nos músculos e até mesmo coma. Em caso de ingestão, não induza o vómito e ligue imediatamente para o seu veterinário.
10)   Creme dental e Enxaguantes bucais: Estes produtos podem conter ácido bórico, que é altamente tóxico para os cães. Os sintomas incluem vómitos, salivação abundante, convulsões e coma. Em caso de ingestão de algum de estes produtos ou de qualquer outro que contenha ácido bórico, tais como solução para lentes de contacto ou limpador de dentaduras, leve o seu cão imediatamente ao veterinário.
11)     Sementes de pêssego: Como muitas frutas, as sementes de pêssego são tóxicas para os cães. Os seus sintomas incluem salivação intensa, vómito e letargia. Se suspeitar que o seu cão ingeriu sementes de pêssego ou de qualquer outra fruta, leve-o imediatamente ao veterinário.
12)    Plantas caseiras: Muitas plantas comuns podem ser tóxicas para os cães, como os fetos, os lírios e quase todas aquelas que contenham uma seiva leitosa. A ingestão provoca vómitos e transtornos no sistema nervoso. Algumas plantas podem ser fatais.

Nos gatos, as intoxicações mais frequentes são as causadas por medicamentos de uso humano ou destinados para cães.

Nos cães, pode-se dizer que os agentes intoxicantes que prevalecem são os pesticidas e veneno para ratos, lagartixas e caracóis, assim como medicamentos e produtos de uso veterinário mal utilizados.

Tanto nos cães como nos gatos, a maior causa das intoxicações são os acidentes, seguindo-se a medicação sem prescrição médica e envenenamentos.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal