NEWSLETTER
ABRIL 2011
HDLc: o “bom” colesterol
Dr João Marques - Farmacêutico
Graças à útil divulgação do tema, hoje em dia já é noção generalizada que níveis elevados de colesterol no sangue aumentam o “risco cardiovascular”. Também já conhecemos a influência que a ingestão excessiva de gordura animal ou os hábitos sedentários e pouco saudáveis de vida têm sobre este parâmetro. (Ler mais)


Doença de Gilbert
Dra. Eleonora Morais - Farmacêutica
Descrita pela primeira vez em 1901 por Augustine Gilbert e Pierre Lereboullet, a Doença de Gilbert constitui a causa hereditária mais comum de hiperbilirrubinémia não conjugada. A bilirrubina é o produto final da destruição do grupo heme, que podemos encontrar, principalmente, na hemoglobina. (Ler mais)


“Rapidez é fundamental na resposta a problemas cardíacos”
A elevada incidência de doenças cardiovasculares entre a população é preocupante e deve levar a um reforço da informação sobre esta problemática, defende o Dr. Jorge Araújo, médico cardiologista. No caso específico do infarte do miocárdio, a rapidez no acesso aos cuidados médicos é fundamental, adianta este especialista. (Ler mais)


Educando a criança a dormir
Enf.ª Vera Lúcia Gouveia Pestana  
Dormir é um hábito…. Um hábito é um costume ou um comportamento que não é inato, mas que podemos adquirir pela sua repetição. Todos temos necessidade física de dormir, mas fazê-lo nas horas certas e como deve ser é um hábito que se aprende. Quais são as consequências de dormir mal? Para além da irritação e do mau humor, a criança poderá ter problemas de concentração, baixo rendimento escolar e perturbações no comportamento. (Ler mais)

Hidratos de Carbono

Dra. Sónia Freitas - Nutricionista
Com a chegada da Primavera, começa muitas vezes a procura por “dietas relâmpago”, nas quais há por vezes restrição (em alguns casos total) da ingestão de alimentos fornecedores de hidratos de carbono, nomeadamente o pão, o arroz, as massas e a batata. Ora, é necessário desmistificar a ideia de que para emagrecer não podemos comer pão, nem massa, etc., e esclarecer que os hidratos de carbono têm um lugar importante na nossa alimentação, até mesmo nas dietas de emagrecimento. (Ler mais)

O exercício físico na gravidez
Dr. Ricardo Sardinha  - Lic. Educação Física
Para além de ajudar o seu corpo a ajustar-se às alterações impostas pela barriga a crescer e de a preparar para o parto, o exercício físico pode ajudar a evitar alguns dos problemas mais comuns nesta fase, tais como a obstipação, os tornozelos inchados, as dores de costas e outras, varizes e hemorróidas. Usufruir de ar fresco e fazer exercício físico regularmente também pode ajudar a mulher grávida sentir-se melhor em relação a si própria e contribuir para um sono mais tranquilo. (Ler mais)

Displasia coxo-femural em canídeos
Dr. Paulo Araújo - Médico Veterinário
A Displasia Coxo-femural, ou Displasia da Anca, é a patologia ortopédica hereditária mais frequente nos canídeos. Pode ser encontrada em humanos e também em felídeos, no entanto, este artigo apenas irá concentrar-se nos cães. Esta doença caracteriza-se pela má formação da articulação coxo-femural, devido a um desequilíbrio entre a massa muscular e o desenvolvimento esquelético, resultando numa falta de congruência entre o acetábulo e a cabeça do fémur, levando a uma evidente instabilidade articular. (Ler mais)

Breves

Doença de Parkinson: arranca primeiro estudo epidemiológico em Portugal
O primeiro estudo epidemiológico sobre a prevalência da doença de Parkinson em Portugal arrancou no início de Abril e abrangerá 5.000 pessoas com 50 ou mais anos, adiantou a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson. (Ler mais)


Beber em excesso pode aumentar risco de cancro
De acordo com os resultados da Investigação Prospectiva Europeia sobre o Cancro, um estudo europeu que envolveu mais de 360.000 pessoas, os indivíduos que consomem álcool em maior quantidade que a recomendada pelas autoridades de saúde correm um risco acrescido de desenvolver vários tipos de cancro. (Ler mais)


Monitorização cardíaca no parto reduz mortalidade neo-natal
A monitorização cardíaca do feto durante o trabalho de parto reduz o risco de mortalidade do recém-nascido em 53 por cento e diminui os riscos de morbilidade infantil, de acordo com um novo estudo publicado no American Journal of Obstetrics and Gynecology. (Ler mais)


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal