ABRIL 2011
O EXERCíCIO FíSICO NA GRAVIDEZ
Dr. Ricardo Sardinha - Lic. Educação Física
ondarevital@galoresort.com

Para além de ajudar o seu corpo a ajustar-se às alterações impostas pela barriga a crescer e de a preparar para o parto, o exercício físico pode ajudar a evitar alguns dos problemas mais comuns nesta fase, tais como a obstipação, os tornozelos inchados, as dores de costas e outras, varizes e hemorróidas. Usufruir de ar fresco e fazer exercício físico regularmente também pode ajudar a mulher grávida sentir-se melhor em relação a si própria e contribuir para um sono mais tranquilo.

Tal como em muitos outros casos, a actividade física é um parceiro muito importante e útil ao longo da gravidez, uma vez que poderá contribuir, e muito, para uma melhoria significativa do bem-estar físico e psicológico ao longo dos nove meses de gestação.

A prática de exercício é recomendável durante a gravidez, com excepção das gestações que apresentam complicações, em que, seguindo o conselho do seu médico, deverá ser ajustada ou cortada por completo.

A gravidez origina várias alterações, não só no corpo da mulher como no seu dia-a-dia, e o exercício físico poderá ajudar em vários aspectos, nomeadamente: na diminuição do stress e ansiedade, no fortalecimento dos músculos (por exemplo: da zona pélvica, abdominais e os lombos dorsais), diminuição da probabilidade de formação de varizes e no alívio das dores das costas. Realçamos ainda que, entre outros aspectos, o exercício ajudará também na circulação sanguínea e na redução do inchaço das pernas e pés.

Como cada caso é um caso, e para que possa usufruir dos reais benefícios do exercício físico, devemos personalizar e adequar a prescrição ao máximo, de forma a moldar-se à sua situação em particular. Por isso, aconselharmos sempre o acompanhamento por parte de um médico especialista, em sintonia com o seu profissional de desporto.

Existem actividades/modalidades mais recomendadas do que outras. No entanto, há que ter sempre em atenção quais podem comportar mais riscos para si e para o bebé, como actividades com alto impacto, com risco de queda, exageradamente intensas, etc.

Provavelmente, o período mais aconselhado para que a mulher esteja mais activa e pratique mais exercício físico é o segundo trimestre. O primeiro trimestre é um período que pode ser mais delicado, uma vez que se estão a desenvolver um conjunto alterações e pode não existir ainda muita estabilidade. Já no último trimestre, a mulher começa a ficar com a barriga maior, originando algumas alterações que podem dificultar o exercício, por exemplo ao nível do equilíbrio.

Segundo o American College of Obstetricians and Gynecologists e o American College of Sports Medicine a prática do exercício físico durante a gravidez poderá originar alguns benefícios, tais como:

•    Incremento da capacidade aeróbia e muscular;
•    Redução da incidência de dores de costas durante a gravidez;
•    Aumento do bem-estar psicológico, podendo, assim, contrariar sentimentos de stress, ansiedade e/ou depressão, que ocorrem frequentemente durante a gravidez;
•    Menor aumento de peso;
•    Melhoria da digestão e redução da ocorrência de obstipação;
•    Aumento dos níveis de energia;
•    Estabelecimento de hábitos de vida saudáveis permanentes;
•    Diminuição da dor e da duração do parto;
•    Melhoria da capacidade de recuperação pós-parto e maior facilidade de retorno ao peso e níveis de força e de flexibilidade iniciais.

Apesar de cada caso ser um caso, e não querendo discriminar qualquer tipo de actividade, apresentamos algumas sugestões de actividades para praticar durante a gravidez, nomeadamente: Yoga, Pilates, natação, caminhadas, danças ligeiras, bicicleta estática, corrida ou outro exercício aeróbio, sobretudo se o fazia regularmente antes de engravidar.

Consideramos igualmente importante e recomendamos a todos os leitores as sessões de pré e pós parto, devido à enorme importância que as mesmas têm na saúde e preparação da mãe e do bebé.

As aulas pré e pós parto são muito importantes importante, uma vez que facultam um conjunto de directrizes no âmbito físico mas também psicológico transmitindo conhecimentos fundamentais em diversos aspectos, nomeadamente: as alterações anátomo-fisiológicas que ocorrem na gravidez; o momento do parto; o bebé e sua dinâmica na área materno-infantil; preparação para um parto consciente; promoção de exercícios da musculatura específica; formação no âmbito de técnicas que permitem reduzir o stress durante o trabalho de parto e pós-parto, acabando por ser uma óptima altura para os futuros papás poderem esclarecer dúvidas que possam surgir.

Para terminar, deixamos algumas dicas:

• Todas as mulheres grávidas sem contra-indicações deverão ser encorajadas a realizar exercício cardiovascular tendo como objectivos manter um bom nível de condição física durante a gravidez, desde que sem o exagero de tentar ficar no seu pico de forma;
• Realize sempre um aquecimento acompanhado de alguns alongamentos suaves, antes de começar o exercício bem como o retorno à calma após o mesmo;
• Beba água antes, durante e depois do exercício, sem cair no erro de beber muita quantidade de uma só vez. O aconselhado é que beba regularmente pequenas quantidades;
• Quando realizar alguns exercícios no chão ou numa cadeira de costas direitas, ampare-se com almofadas;
• Qualquer alteração que surja fora do normal, deverá levar à interrupção da prática de exercício. Consulte o seu médico a fim de se certificar que está tudo bem consigo e com o seu bebé.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal