NEWSLETTER
JULHO 2010
Deixar de fumar não tem de ser um pesadelo!
O tabaco é uma das principais causas de morte no mundo e, em tempos de crise, um hábito que pesa cada vez mais na carteira. A Dra. Ermelinda Alves, médica responsável pela Consulta de Cessação Tabágica do Centro de Saúde do Bom Jesus, explica em entrevista os passos que devem ser dados por quem quer deixar de fumar e os benefícios que daí advêm. (Ler mais)



Pernas Cansadas
Dra. Sónia Gonçalves – Farmacêutica
Sente as pernas cansadas ou pesadas e os pés muito quentes no final do dia? O acelerado ritmo de vida actual leva à aquisição de hábitos pouco saudáveis. As actividades ocupacionais exigem longos períodos de tempo na mesma posição, sentado ou de pé. Estes e outros factores podem desencadear problemas vasculares que levam ao aparecimento de sintomas que não devem ser ignorados. (Ler mais)


Lactato: O Que é? Para que serve?

Dra. Cristiana Areias – Farmacêutica
A medição dos índices de Lactato não é de prática comum sendo, precisamente por isso, desconhecida pelo público em geral. Na verdade, a medição de lactato (ou ácido láctico) só tem interesse do ponto de vista desportivo ou em casos clínicos graves, para avaliação da hipóxia celular (estado de oxigenação insuficiente nos tecidos). (Ler mais)



Motivação para emagrecer
Dr. Ricardo Oliveira – Nutricionista
A chegada do Verão põe à prova a nossa capacidade de alterar comportamentos. Com o objectivo de emagrecer, a vontade de comer ou deixar de comer poderá ser interpretada de diferentes maneiras. Uns passam a tomar o pequeno-almoço e outras refeições intercalares com o propósito de domesticar os mecanismos de fome e saciedade que ficaram alterados após os excessos alimentares continuados, outros deixam de tomar o pequeno-almoço e esquecem os obrigatórios hidratos de carbono e divorciam-se das boas regras de uma alimentação saudável com o objectivo de alcançar rapidamente o peso desejável. (Ler mais)

Hidratação é Saúde!
Dra. Liliane Costa – Nutricionista
Um antigo provérbio diz que “o Homem não pode viver três semanas sem comer nem três dias sem beber”. Na verdade, e reconhecendo a sabedoria dos mais velhos, a água é essencial à vida! Num ser humano adulto, a água constitui mais de metade do peso corporal e numa criança esse valor pode ascender até aos 80 por cento. Na prática, um adulto jovem do género masculino com 75Kg contém cerca de 42 litros (60 por cento) de água no organismo. (Ler mais)

Doenças da pele nos cães e gatos
Dr. Eduardo Hernández Loreto – Médico Veterinário
A pele é um órgão do corpo, assim como são o coração ou o fígado e não é um órgão qualquer, mas sim o maior do corpo. Assim como o coração forma parte do sistema circulatório, a pele também faz parte do sistema tegumentar, juntamente com os seus anexos, como são as unhas e o pêlo. Este órgão é como que um espelho da saúde, pois reflecte com muita clareza a condição dos nossos animais de estimação, bem como a situação do ambiente que os rodeia. (Ler mais)

Breves

Diabetes duplica risco de doenças cardiovasculares
A diabetes duplica o risco de uma pessoa morrer de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) ou de outras patologias cardiovasculares, de acordo com as conclusões de um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. (Ler mais)



Hospitais apresentam planos de redução da despesa até 12 de Julho
Os Hospitais públicos têm até ao dia 12 de Julho para apresentar um plano de redução da despesa para 2010, de acordo com um despacho da ministra da Saúde Ana Jorge, publicado em Diário da República no final de Junho. (Ler mais)




Estatinas podem reduzir risco de recorrência do cancro da próstata
Um novo estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, sugere que as estatinas podem ter um papel importante para retardar o crescimento e a progressão do cancro da próstata. (Ler mais)






 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal