NEWSLETTER
JANEIRO 2010
Mensagem de Ano Novo
Carlos Freitas – Farmacêutico, Gerente da Farmácia do Caniço

O início de cada ano é um momento importante nas nossas vidas. É a altura perfeita para olhar para o passado, avaliando aquilo que fizemos, e também para projectar o futuro. Em 2009, cumprimos 50 anos de vida na Farmácia do Caniço e é com orgulho que olhamos para tudo o que alcançámos ao longo dos últimos 12 meses. (Ler mais)



Piolhos: ataque o mal pela raiz
Dr. João Cerqueira – Farmacêutico
Com o início do ano lectivo e a reunião de muitas crianças, aumenta a probabilidade das infestações por piolhos (Pediculus capitis). Pediculose é o nome dado a esta parasitose, que não está relacionada com a falta de higiene nem tem que ser motivo de vergonha (Ler mais).

 

 

Risco cardiovascular e factores de risco cardiovascular
Dra. Sofia Ferreira - Farmacêutica
As doenças cardiovasculares são definidas, de um modo geral, como o conjunto de doenças que afectam o sistema cardiovascular. Actualmente, este grupo de doenças constitui a principal causa de morte e incapacidade em Portugal, na Europa e no mundo, prevalecendo nos países mais desenvolvidos e industrializados, onde predominam hábitos de vida que são extremamente nocivos para o coração, tais como o sedentarismo, o stress, alimentação inadequada, tabagismo, álcool, etc. (Ler mais)

 

Prisão de Ventre: aprenda a regular o seu corpo
Dra. Gisele Amorim - Farmacêutica
A prisão de ventre, ou obstipação, pode ser aliviada com a utilização de laxantes, mas principalmente com a adopção de estilos de vida e hábitos alimentares mais saudáveis. Ao seguir algumas recomendações simples, poderá registar melhorias significativas. (Ler mais)

 

 


Aftas: Prevenção e tratamento
Dra. Eleonora Morais – Farmacêutica
A afta (ou estomatite aftosa), encontra-se entre as lesões inflamatórias mais comummente encontradas na mucosa oral. De facto, estima-se que 66% da população mundial seja afectada por episódios, mais ou menos frequentes, de aftas. Em algumas pessoas, chega mesmo a ser uma condição quase contínua (Ler mais).

 



Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis   
Dra. Sónia Gonçalves – Farmacêutica

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são doenças infecciosas que geralmente se manifestam de uma forma aguda mas que podem tornar-se crónicas. Estas doenças podem trazer consequências graves como infertilidade, impotência, aborto, malformações no feto, cancro no colo do útero, predisposição para a contaminação pelo HIV e, eventualmente, a morte. (Ler mais)

 


Pé de atleta: a prevenção é fundamental
Dra. Sílva Dias – Farmacêutica
A tinea pedis, vulgarmente conhecida como “Pé-de-Atleta”, é uma infecção fúngica causada por microorganismos dermatófitos do género Epidermophyton. É uma afecção bastante comum em todo o mundo, tendo maior prevalência nos climas tropicais ou sub-tropicais e nos meses mais quentes do ano. (Ler mais)




Calos e Calosidades: Dê passos acertados e não negligencie o seu “segundo coração”
Dr. Élvio Sousa - Farmacêutico

Os pés constituem a base de sustentação do corpo humano e funcionam como “um segundo coração” permitindo, graças à sua especificidade dinâmica, que o sangue seja bombeado em sentido ascendente. Mesmo sujeitos a uma elevada tensão, os pés possuem a capacidade de se adaptarem às exigências do meio potenciadas pelo estilo de vida moderno. Estes preciosos membros inferiores são muitas vezes negligenciados, excepto quando existe dor ou deformidades que dificultam a marcha. Os calos e as calosidades podem estar na origem desse desconforto. (Ler mais)

 


Osteoporose: comece a prevenir cedo
Dra. Ana Ramos - Farmacêutica

Todos os anos, a 20 de Outubro, celebra-se o dia mundial da osteoporose para relembrar a importância da prevenção e do tratamento desta doença cada vez mais relevante nos dias de hoje devido ao envelhecimento da população. No entanto, a osteoporose pode ocorrer em qualquer idade. A osteoporose é uma doença metabólica, caracterizada pela alteração da arquitectura e da resistência do osso, que causa aumento da fragilidade óssea e, consequentemente, do risco de fracturas. (Ler mais)

 


Tosse: Origem e tratamento
Dra. Sofia Silva - Farmacêutica

A tosse é um mecanismo de defesa das vias respiratórias que tem como função expulsar matéria estranha ou irritativa. Para estabelecer qual o melhor tratamento, é importante tentar chegar à causa que está por detrás da tosse. Saber se estamos perante uma tosse seca ou produtiva é fundamental para a escolha entre um medicamento antitússico ou expectorante. (Ler mais)

 


Medicamentos genéricos
Cristiana Areias – Farmacêutica

Um medicamento genérico é um medicamento com a mesma substância activa, com a mesma forma farmacêutica, com a mesma dosagem e com a mesma indicação terapêutica do respectivo medicamento de marca e que possua Autorização de Introdução no Mercado. Um medicamento genérico só é aprovado em Portugal quando este demonstra eficácia e segurança idênticas ao medicamento de marca perante o Infarmed. (Ler mais)



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal