NEWSLETTER
AGOSTO 2011
Piolhos
Dr. João Cerqueira - Farmacêutico
Pediculose é o nome dado à infestação parasitária causada pelo vulgarmente chamado piolho, cientificamente conhecido como Pediculus humanus capitis. Os piolhos são ectoparasitas obrigatórios de humanos, ou seja, são seres vivos que vivem e se alimentam no exterior do seu hospedeiro. O piolho é um insecto sem asas que vive no couro cabeludo e alimenta-se de sangue. (Ler mais)


Cálculos Renais
A Litíase urinária, doença mais conhecida como cálculos renais ou “pedra nos rins”, afecta cada vez mais pessoas, predominantemente nos países ocidentais e industrializados. Vários factores podem estar na origem desta situação: metabólicos, ambientais, hereditários, dietéticos. O Dr. Manuel Serrão, médico especialista em Urologia, alerta para a necessidade de prevenir esta doença e de procurar tratamento em tempo útil. (Ler mais)


Gelados
Dr. Ricardo Oliveira - Nutricionista
No contraste de um dia tórrido, o gelado é, merecidamente, ao iniciar da noite, uma sobremesa que arrefece a mente e o corpo. Infelizmente, não “mata” a sede, pois o seu elevado teor de açúcares é rapidamente denunciado pela vontade de beber um belo copo de água. (Ler mais)


Implantes Dentários
Dr. Fabião de Castro da Silva - Médico Dentista
Os implantes dentários são “raízes artificiais” instaladas no osso alveolar, como forma de substituição de um ou mais dentes anteriormente perdidos ou ausentes na arcada dentária. O implante não é o dente em si, trata-se apenas da substituição da “raiz ausente” sobre a qual se colocará uma prótese dentária (coroa ou pontes). Assim, os implantes são o alicerce para a reabilitação. (Ler mais)


Medicina Tradicional Chinesa
Dra. Gisele Amorim
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma das mais antigas formas de medicina. Tudo indica que a prática da acupunctura, uma componente da MTC, remonta a vários milhares de anos antes da era cristã e as condições do seu surgimento são um mistério não desvendado. (Ler mais)


Gestação e parto em cadelas
Dr. Paulo Araújo - Médico veterinário
A duração aproximada da gestação na cadela é de 63 dias (contados a partir da data da ovulação). No entanto, o longo período de viabilidade dos espermatozóides no interior do útero, que chega a ser perto de uma semana, faz com que o intervalo entre o cruzamento e o parto possa variar entre os 56 e os 70 dias. (Ler mais)


Breves

Saúde representa mais de metade de dívidas do Estado a fornecedores
O Ministério da Saúde devia pelo menos 1,9 mil milhões de euros aos seus fornecedores no final de Junho, um valor correspondente a 58 por cento das dívidas do Estado (3,3 mil milhões de euros) a fornecedores no final do primeiro semestre do ano. (Ler mais)


Preços de vacinas contra doenças tropicais sofrem redução
Os preços das vacinas contra algumas doenças tropicais, como a febre amarela, a febre tifóide, a raiva, e alguns tipos de meningite, sofreram uma diminuição de pelo menos 80 por cento, passando de 100 euros para 15 a 20 euros. (Ler mais)


Governo cria banco de medicamentos para cidadãos carenciados
O Governo apresentou, no início de Agosto, um programa que contempla a criação de um banco de medicamentos destinado aos mais carenciados que sejam identificados pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e pelas misericórdias. (Ler mais)



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal