NEWSLETTER
SETEMBRO 2009

Enf.º Élvio Jesus: “É preciso mais regulação na área da Saúde”

O presidente da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros, Élvio Jesus, defende em entrevista à Newsletter da Farmácia do Caniço, que deveria haver uma maior regulação na área da Saúde, a começar pela imposição da exclusividade nos cargos de chefia. Uma maior celeridade no lançamento dos concursos de admissão é a solução apontada para fazer face ao actual défice de 600 enfermeiros na Região Autónoma da Madeira (Ler mais.).

 

Piolhos: Ataque o mal pela raiz

Com o início do ano lectivo e a reunião de muitas crianças, aumenta a probabilidade das infestações por piolhos (Pediculus capitis). Pediculose é o nome dado a esta parasitose, que não está relacionada com a falta de higiene nem tem que ser motivo de vergonha (Ler mais).

 

Queda de cabelo: Não fique de braços cruzados

A Alopécia é uma condição fisiológica caracterizada pela redução parcial ou total de pêlo numa dada zona da pele, tendo diferentes designações consoante a zona da pele afectada. A mais comum e a que mais preocupa a nossa sociedade é quando ocorre ao nível do couro cabeludo, originando a queda de cabelo (Ler mais.).

 

Dra. Filomena Teixeira: “O trabalho de equipa é fundamental no combate à Gripe A”

A Dra. Filomena Castro Teixeira defende, em entrevista à Newsletter da Farmácia do Caniço, que deve existir um esforço conjunto entre os diversos agentes na área da saúde e a população no combate à Gripe A. Com o aproximar do regresso às aulas, a pediatra sublinha que pais e professores devem reforçar junto das crianças a importância de adoptar as medidas preventivas adequadas, sendo também fundamental manter a calma nesta situação (Ler mais).

 

Aftas: Prevenção e tratamento

A afta (ou estomatite aftosa), encontra-se entre as lesões inflamatórias mais comummente encontradas na mucosa oral. De facto, estima-se que 66% da população mundial seja afectada por episódios, mais ou menos frequentes, de aftas. Em algumas pessoas, chega mesmo a ser uma condição quase contínua (Ler mais).

 

Alimentação na escola

As aulas já começaram e o cenário repete-se todas as manhãs. Entre a escolha da roupa e a preocupação de não chegar tarde, o apetite é sempre o último a acordar. O hábito dos cereais enriquecidos de vitaminas e açúcar adoçam a boca dos mais pequenos, o que facilita a tarefa aos pais para que os filhos não saiam de casa com a barriga vazia (Ler mais).

 

Gripe A: Estabelecimentos de ensino preparam planos de contingência

As escolas, creches, jardins-de-infância e outros estabelecimentos de ensino já terão planos de contingência delineados para combater a Gripe A no início do ano lectivo. O objectivo passa por assegurar a “manutenção da actividade da instituição escolar, em face dos possíveis efeitos da pandemia”, nomeadamente do possível absentismo dos docentes e dos alunos (Ler mais).

 

Breves

Madeira com menor taxa de mortalidade infantil do país

A Região Autónoma da Madeira (RAM) apresentou uma taxa de mortalidade infantil de apenas 1,1 (número de óbitos para cada mil nados-vivos) no ano de 2008, o valor mais baixo de todas as regiões do país, de acordo com dados divulgados recentemente pela Direcção-geral de Saúde (Ler mais).

 

OMS: Principais riscos para a saúde estão a mudar

Um relatório a publicar brevemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que os principais riscos para a saúde estão a mudar, especialmente nos países em vias de desenvolvimento, de acordo com informação publicada pela organização no seu site (Ler mais).

 

Queda de cabelo associada a ausência de gene

Um estudo levado a cabo por uma equipa de cientistas do Instituto Japonês de Genética sugere que a ausência do gene Sox21 poderá estar ligada à ocorrência da queda de cabelo e outros problemas capilares (Ler mais).

 

 

 

 





 

 

 


 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal