NEWSLETTER
MAIO 2009

Risco Cardiovascular e Factores de Risco Cardiovascular

As doenças cardiovasculares são definidas, de um modo geral, como o conjunto de doenças que afectam o sistema cardiovascular. Actualmente, este grupo de doenças constitui a principal causa de morte e incapacidade em Portugal, na Europa e no mundo, prevalecendo nos países mais desenvolvidos e industrializados, onde predominam hábitos de vida que são extremamente nocivos para o coração, tais como o sedentarismo, o stress, alimentação inadequada, tabagismo, álcool, etc. (Ler mais.)


 

Marco Gomes Serrão: "É preciso apostar na promoção da saúde"

O Dr. Marco Gomes Serrão é licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra e é interno de cardiologia no Hospital Central do Funchal desde 2005, encontrando-se actualmente a terminar a sua formação específica no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa. Em conversa com a Newsletter da Farmácia do Caniço, o Dr. Marco Gomes Serrão analisa a realidade portuguesa e madeirense no âmbito das doenças cardiovasculares e defende que a aposta na prevenção é fundamental para combater este problema. (Ler mais.)

 

O Sal na Alimentação

O sal, ou cloreto de sódio, tem valor nutricional, porque é um componente necessário para o bom equilíbrio do organismo, para a função renal e para a circulação sanguínea. O sal de que necessitamos encontra-se naturalmente nos alimentos. De facto, é aconselhável a redução de alimentos ricos em sal e o seu uso na preparação e condimentação da comida, pois o excesso de sal é um crucial factor no desenvolvimento da hipertensão arterial. (Ler mais.)

 

 

Farmácia do Caniço realiza Rastreio de Risco Cardiovascular

A Farmácia do Caniço levará a cabo a II edição do seu Rastreio de Risco Cardiovascular nos dias 16 e 17 de Maio, no Largo Padre Lomelino de Freitas, situado em frente à Igreja do Caniço. (Ler mais.)

Municípios de Machico e Santa Cruz apostam na actividade desportiva

A prática de actividade física regular é apontada pelos especialistas como um dos factores fundamentais na prevenção das doenças cardiovasculares. De facto, o sedentarismo está, por um lado, directamente ligado ao desenvolvimento das referidas doenças, e por outro, potencia outros factores de risco, como a diabetes, a hipertensão e as displidémias. (Ler mais.)

 

OMS aconselha medidas de prevenção contra Gripe A (H1N1)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou uma série de conselhos práticos para prevenção da Gripe A (H1N1), anteriormente conhecida como Gripe Suína, que no dia 4 de Maio já havia chegado a Portugal, com um caso confirmado. (Ler mais.)

Breves

Fundação Portuguesa de Cardiologia lança campanha de sensibilização

A Fundação Portuguesa de Cardiologia lançou uma campanha com o objectivo de incentivar as pessoas a medir regularmente a sua tensão arterial, no âmbito das comemorações do Mês do Coração. (Ler mais.)

Governo anuncia dispensa gratuita de genéricos para pensionistas

O Governo aprovou recentemente em Conselho de Ministros uma medida que visa o fornecimento gratuito de medicamentos genéricos aos pensionistas que recebam pensões de valor inferior ao salário mínimo nacional. (Ler mais.)

Ordem dos Farmacêuticos reúne com ministra da Saúde

A Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Elisabete Mota Faria, e o vogal da Direcção Nacional, Carlos Marques, reuniram na semana passada com a ministra da saúde, Ana Jorge, em audiência solicitada pela Ordem para discutir a prescrição e dispensa de medicamentos genéricos. (Ler mais.)

 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal