MAIO 2009
FARMáCIA DO CANIçO REALIZA RASTREIO DE RISCO CARDIOVASCULAR

A Farmácia do Caniço levará a cabo a II edição do seu Rastreio de Risco Cardiovascular nos dias 16 e 17 de Maio, no Largo Padre Lomelino de Freitas, situado em frente à Igreja do Caniço.

No ano de 2008 realizou-se a primeira edição deste evento, que contou com uma forte adesão por parte do público, tendo-se realizado cerca de 600 rastreios gratuitos à população da freguesia do Caniço e a visitantes oriundos de outras localidades.

Na edição deste ano, os responsáveis da Farmácia do Caniço esperam uma adesão igual ou mesmo superior por parte do público, tendo preparada uma equipa de nove elementos para efectuar os rastreios, liderada pelas farmacêuticas Dra. Eleonora Morais e Dra. Sandra Silva.

“O objectivo desta iniciativa passa por identificar potenciais casos com riso elevado e incentivar as pessoas que estão em risco a fazer seguimento secundário”, explica a Dra. Eleonora Morais.

Os testes a efectuar serão a medição do colesterol total, tensão arterial e glicemia. Para além disso, será efectuada a pesagem e a medição da altura dos utentes, de forma a reunir dados suficientes para calcular o perfil de risco de cada pessoa. O processo será rápido, prevendo-se que cada rastreio demore em torno dos 10 minutos.

A Dra. Eleonora Morais adianta mais detalhes sobre a forma como decorrerá esta acção: “À entrada vamos registar os dados dos utentes e informações relevantes, como por exemplo se são fumadores, se praticam ou não exercício, etc. Depois mediremos a tensão arterial, a glicemia e o colesterol e por fim vamos medir e pesar as pessoas enquanto esperamos pelos resultados dos testes, que tardam apenas alguns minutos”.

Depois de efectuados estes passos, será calculado o risco cardiovascular de cada pessoa, com base nos resultados dos seus testes e das informações relevantes proporcionadas sobre os seus hábitos. Para terminar, será entregue a cada utente um cartão com o registo dos valores dos seus testes.

Os responsáveis da Farmácia do Caniço esperam que este Rastreio de Risco Cardiovascular tenha um papel importante no sentido de alertar as pessoas para comportamentos de risco, levando-as a adoptar estilos de vida mais saudáveis.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal