MAIO 2009
O SAL NA ALIMENTAçãO

O Sal tem algum valor nutricional?
O sal, ou cloreto de sódio, tem valor nutricional, porque é um componente necessário para o bom equilíbrio do organismo, para a função renal e para a circulação sanguínea. O sal de que necessitamos encontra-se naturalmente nos alimentos. De facto, é aconselhável a redução de alimentos ricos em sal e o seu uso na preparação e condimentação da comida, pois o excesso de sal é um crucial factor no desenvolvimento da hipertensão arterial.

Dicas para diminuir o consumo de sal na alimentação do dia-a-dia
Gostou do seu primeiro gole de café ou vinho? Pois é, seria algo a contemplar fazer: uma re-habituação a novos paladares; a paladares mais naturais, menos salgados e condimentados, com menos molhos e mais simples.

A maioria do sal que ingerimos, curiosamente, não vem do saleiro, mas sim da imensidão de refeições que fazemos fora e dos produtos alimentares comprados, quer salgados quer doces. Alguns exemplos de alimentos que podem conter muito sal são:
- as salgadíssimas refeições dos restaurantes
- pão
- queijos
- charcutaria
- todos os produtos curados e fumados
- bolachas
- cereais de pequeno almoço
- refeições congeladas
- sopas prontas (todos os tipos)
- enlatados
- e claro, os famosos “salgadinhos”

Em casa pode substituir por:
- ervas aromáticas, quer frescas quer secas, tal como a salsa, os coentros, os oregãos, o manjericão, o tomilho ou o rosmaninho.
- limão é outra opção,
- vinagres
- azeite extra virgem ou azeites aromatizados
- pimentas e picantes
- especiarias várias, consoante a receita.
As ervas provençais são boas nas saladas e massas; a salsa e os coentros adequam-se a quase todos os tipos de pratos mediterrânicos e sopas.

Por fim, ser um consumidor simpaticamente interventivo, sorridentemente crítico e legitimamente exigente ajudará a médio prazo a que se produzam e cozinhem alimentos menos salgados: peça “com pouco sal por favor”.

Madalena Muñoz
Nutricionista
www.madalenamunoz.com
nutricionista@madalenamunoz.com


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal