MAIO 2009
OMS ACONSELHA MEDIDAS DE PREVENçãO CONTRA GRIPE A (H1N1)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou uma série de conselhos práticos para prevenção da Gripe A (H1N1), anteriormente conhecida como Gripe Suína, que no dia 4 de Maio já havia chegado a Portugal, com um caso confirmado.

A ministra da Saúde, Ana Jorge, adiantou em conferência de imprensa que já há um caso confirmado de Gripe H1N1 no nosso país, mas que a pessoa afectada estava numa condição estável e já recebeu alta hospitalar, continuando o tratamento em sua casa.

Segundo a responsável do Governo, esta pessoa, cuja identidade não foi revelada, viajou recentemente tendo, ao que tudo indica, contraído a doença no estrangeiro. Os familiares e amigos que a acompanharam na viagem não apresentaram até ao momento nenhuns sintomas.

A Gripe H1N1 já chegou a mais de 20 países, com quase 1000 casos confirmados em todo o mundo. O alastrar da doença levou a OMS a elevar na semana passada o nível de alerta pandémico para 5 (numa escala de 1 a 6).

A OMS considera prudente que pessoas que apresentem sintomas de doença não façam viagens internacionais no imediato e que pessoas que apresentem sintomas após uma viagem procurem cuidados médicos, seguindo também as orientações delineadas pelas autoridades nacionais.

“Os indivíduos são aconselhados a lavar as mãos cuidadosamente com água e sabão de maneira regular e a procurar ajuda médica no caso de apresentarem alguns sintomas de doença que possam ser relacionados com a gripe”, de acordo com informação publicada no site da OMS.

No entanto, a organização sublinha que não aconselha restrições de viagens ou o encerramento de fronteiras, uma vez que essas medidas “teriam muito pouco efeito em termos de impedir a propagação do vírus”, mas teriam um impacto muito negativo na comunidade internacional.

A OMS sublinha que pessoas que não estejam doentes não têm de usar máscara protectora. No entanto, essa medida é muito aconselhável se estiverem a cuidar de uma pessoa doente. Neste caso, a máscara deverá ser limpa regularmente.

Como medidas de prevenção geral, a OMS aconselha também a evitar o contacto próximo com pessoas que pareçam estar com febre e tosse e a praticar bons hábitos de saúde, como dormir bem, ingerir comida nutritiva e fazer actividade física.

A organização sublinha que não existe risco de infecção através do consumo de carne de porco bem cozinhada e de produtos alimentares de origem suína.

A Direcção-Geral da Saúde recomenda que “os viajantes que regressem de áreas atingidas ou que tenham tido contacto próximo com qualquer pessoa infectada e que apresentem sintomas de gripe (febre alta de início súbito, tosse, dificuldade respiratória, dores musculares e dores de cabeça) permaneçam em casa, liguem para a Linha Saúde 24, através do número 808242424, e sigam as instruções que lhes forem dadas”.

Que devem fazer as pessoas que pensam estar infectadas?

As pessoas que se sintam mal, apresentando febres altas, tosse ou a garganta inflamada deverão:

• Ficar em casa e evitar ir ao trabalho, à escola ou frequentar multidões.
• Descansar e tomar bastantes líquidos.
• Cobrir a boca e o nariz com lenços descartáveis ao espirrar e depois dispor deles de maneira adequada.
• Lavar as mãos regularmente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar.
• Informar familiares e amigos sobre o seu estado e tentar evitar o contacto com outras pessoas.

Como cuidar de uma pessoa doente em casa

• Manter a pessoa doente separada das restantes (manter sempre uma distância de pelo menos um metro).
• Cobrir o nariz e a boca quando estiver a cuidar da pessoa doente. Poderão ser usadas máscaras feitas em casa ou compradas, desde que os mesmos sejam convenientemente limpos ou destruídos.
• Lavar cuidadosamente as mãos com sabão e água depois de cada vez que esteve em contacto com a pessoa doente.
• Manter o ambiente limpo e ter material de limpeza sempre disponível.
• Melhorar a circulação de ar no quarto onde estiver a pessoa doente, se possível usando portas e janelas para renovar o ar.



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal