NEWSLETTER
ABRIL 2010
Parasitoses Intestinais
Dra. Gisele Amorim - Farmacêutica
As parasitoses intestinais são doenças causadas por vermes e protozoários e constituem um problema sanitário. Podemos considerar vários factores como responsáveis pelo seu carácter endémico em muitas regiões As helmintíases são as parasitoses intestinais mais comuns, sendo causadas por organismos denominados helmintas. (Ler mais)




Afecções da mucosa oral

Dra. Sónia Gonçalves – Farmacêutica
A saúde oral é um dos elementos decisivos para a qualidade de vida do ser humano. Muitas vezes negligenciada, leva a evoluções negativas, por vezes com consequências muito desagradáveis. Conheça quais as principais afecções que podem surgir na mucosa oral, pondo em causa o seu bem-estar. (Ler mais)




Higiene íntima
Dra. Eleonora Morais – Farmacêutica
No contexto deste artigo, a expressão “higiene íntima”  pretende representar o conjunto de acções e comportamentos quotidianos  que visam a manutenção do estado de saúde dos orgãos genitais externos dependente dos hábitos de limpeza. Embora desaconselhados pela generalidade dos profissionais de saúde, muitas pessoas continuam a entender a higiene íntima como a práctica de duches vaginais, com recurso a soluções assépticas que são irrigadas na vagina. (Ler mais)


Asma e Rinites: Prevenção é fundamental
A asma e a rinite crónica são doenças “silenciosas”, que por vezes podem não apresentar sintomas durante muito tempo. No entanto, a Dra. Susana Oliveira, especialista em Imunoalergologia, defende em entrevista que o tratamento preventivo é fundamental para controlar as doenças e evitar complicações no futuro. (Ler mais)




Alimentação Infantil: Um desafio ganho, uma batalha perdida ou uma encruzilhada?!...
Dra. Lúcia Carvalho – Nutricionista
O dia-a-dia revela que são inúmeras as preocupações dos pais e educadores com a alimentação infantil. Aliás, não será porventura exagero, concluirmos que a alimentação saudável, cada vez mais reconhecida como um elemento essencial para a promoção da saúde e bem-estar, tornou-se um conceito familiar na nossa sociedade. (Ler mais)



Pilates: um método para libertar o “stress” e fortalecer o corpo

Ricardo Sardinha – Lic. Educação Física
Entre as muitas modalidades praticadas hoje em dia nos Healths Clubs, encontramos o Pilates, uma modalidade que tem vindo a crescer em popularidade a nível internacional, nacional e regional. É um programa com resultados comprovados em que as pessoas procuram melhorar o seu estado físico e psicológico. (Ler mais)




Higiene em animais de companhia
Dr. Paulo Araújo – Médico Veterinário
A temática da higiene nos animais de companhia pode ser dividida em três sub-temas: higiene da pele e do pêlo, higiene auricular e higiene oral. A higiene da pele e do pêlo consiste basicamente na escovagem e no banho. A frequência de ambos os procedimentos tem de ter em atenção o tipo de pelagem do animal em causa. Um animal de pêlo curto necessita apenas de uma escovagem semanal, ao passo que um animal de pêlo comprido necessita de pelo menos três escovagens por semana. (Ler mais)
 
 
Breves
 
AVCs matam três pessoas por hora
Por cada hora que passa morrem, em Portugal, três pessoas vítimas de acidente vascular cerebral (AVC), doença que Pedro Monteiro, especialista dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), caracteriza como um problema de saúde pública. (Ler mais)
 
 
 
 
Infecções hospitalares atingem quase 10%
De acordo com um estudo levado a cabo pela Direcção Geral da Saúde (DGS), 9,84% dos doentes internados nos hospitais portugueses contraem pelo menos uma infecção hospitalar. (Ler mais)
 
 
 
 
 
Consultas anti-tabágicas duplicam nos Açores
O número de consultas de cessação tabágica realizadas nos três hospitais e seis centros de saúde dos Açores envolvidos no apoio aos fumadores atingiu os 1.433 em 2009, sensivelmente o dobro das 720 consultas realizadas no ano anterior. (Ler mais)





 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal