ABRIL 2010
PILATES: UM MéTODO PARA LIBERTAR O “STRESS” E FORTALECER O CORPO
Ricardo Sardinha – Lic. Educação Física*
ondarevital@galoresort.com

Entre as muitas modalidades praticadas hoje em dia nos Healths Clubs, encontramos o Pilates, uma modalidade que tem vindo a crescer em popularidade a nível internacional, nacional e regional. É um programa com resultados comprovados em que as pessoas procuram melhorar o seu estado físico e psicológico.

O programa Pilates, que foi criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga, budismo zen, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de “mente sã e corpo são”, Joseph Pilates criou uma actividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controlo, alinhamento, centralização e integração de movimentos.

Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura, muito pelo contrário. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.

Na linha do seu desenvolvimento, Joseph Pilates inventou muitas máquinas para fazer exercícios. Na criação dos aparelhos, aproveitava partes dos amortecedores dos carros alemães, isso durante a I Guerra Mundial. Após o fim da guerra, mudou-se para Nova York, onde aperfeiçoou sua técnica e suas máquinas.

Pilates é um método de alongamentos e exercícios físicos que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de re-educação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Pilates é um programa que procura atingir o bem-estar físico e psicológico, permitindo tornar o corpo mais forte em termos físicos e libertar o “stress”. A base deste método consiste em 34 exercícios realizados no chão, dos quais resultam mais de 500 opções específicas e 6000 variações.

Pode praticado por todas as pessoas de todas as idades, sendo eficaz no alívio de dores crónicas nas costas e pescoço. Poderá ser igualmente útil para quem sofre de artrites, melhorando a força dos músculos abdominais, a postura durante a gravidez, a preparação no período pós-parto e pode desenvolver a  auto-consciência corporal.

Deve sempre ser aplicado por educadores físicos ou fisioterapeutas formados no programa, através de aulas que usualmente têm duração de uma hora, em aparelhos próprios ou no solo.

De uma forma sucinta, podemos dizer que a modalidade de Pilates enfatiza a precisão, a fluidez, a centralização corporal, a concentração, a respiração, qualidade dos movimentos e alinhamento corporal, tratando-se de um sistema de exercícios para todo o corpo, focado no alongamento e fortalecimento, gerador de equilíbrio físico, resistência e prevenção de lesões.

Tal como muitas outras, cada qual com a sua especificidade e particularidade, é uma modalidade que se recomenda a toda a população em geral.

*Director Desportivo – Onda Revital Club

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal