NEWSLETTER
JUNHO 2018
Dra. Cristina Moura
Farmacêutica na Farmácia do Caniço
cristina.moura@farmaciadocanico.pt
Herpes-Zóster
O herpes-zóster, vulgarmente conhecido como “zona”, resulta da reativação do vírus da varicela-zóster – o mesmo vírus da varicela em crianças - do seu estado latente (adormecido) nos gânglios do corpo. Durante a varicela (a fase invasiva aguda) o vírus é disseminado na corrente sanguínea e infeta aglomerados de células nervosas (gânglios) dos nervos espinhais ou cranianos. O vírus permanece num estado inativo nos gânglios, podendo não voltar a causar sintomas, ou então, podendo ser reativado muitos anos depois causando a tipicamente conhecida “zona”. Quando reativado, o vírus desloca-se através das fibras nervosas até à pele, onde provoca ulcerações dolorosas semelhantes às da varicela. Esse conjunto de ulcerações encontra-se quase sempre limitado à área da pele sobre as fibras nervosas infetadas e, por norma, afeta somente um dos lados do corpo. (Ler mais)

Dra. Lucília Freitas
Médica Veterinária
Lucilia_freitas5@gmail.com
A Importância da Prevenção
Durante muito tempo a prática da medicina em geral (Humana e Veterinária) teve como objetivo principal o diagnóstico e o tratamento das doenças. Felizmente, hoje a situação mudou e os hábitos preventivos estão cada vez mais entranhados na nossa cultura. (Ler mais)

Dília Afonseca
Diretora da Escola da Felicidade
geral@escoladafelicidade.pt
Dia Internacional do Yoga
No dia 21 de junho celebra-se o Dia Internacional do Yoga, a data foi oficializada pela ONU  e recebeu a mais alta taxa de aprovação até então recebida numa assembleia, reconheceu-se desta forma que o Yoga proporciona uma abordagem holística da saúde e bem-estar, e que uma maior conscientização sobre os benefícios da prática de Yoga seria benéfica para a saúde da população mundial. Esta promove nos indivíduos e populações escolhas mais saudáveis e padrões de vida de maior qualidade. (Ler mais)

Dra. Natacha Almeida
Psicóloga
natachafalmeida@gmail.com
Como criar uma criança feliz?
Atualmente, lidamos com as crianças de forma diferente do passado. Outrora eram vistas como pequenos trabalhadores, sem direitos no mundo em que viviam. Felizmente, os tempos mudaram e a visão sobre as crianças também. Hoje são tratadas com respeito e dignidade, e são encaradas como a esperança do nosso futuro. (Ler mais)


BREVES

Um em cada cinco trabalhadores portugueses sofre de burnout. Médico indica os sinais de alarme
Há diferentes definições desta síndrome, mas a mais frequente aponta para um quadro de exaustão emocional, despersonalização e perda de realização pessoal que pode levar à depressão e suicídio. Fernando Almeida, médico psiquiatra, explica a patologia e alerta para os sinais a que deve estar atento. (Ler mais)


Hipertensão e disfunção erétil. Há uma relação entre estes dois problemas de saúde?
Um em cada cinco trabalhadores portugueses sofre de burnout. Médico indica os sinais de alarme (Ler mais)



Os riscos de esconder a depressão e de procurar a ajuda errada: a explicação de uma médica
É difícil assumir para o próprio, é difícil assumir perante a família, mais difícil o é perante a sociedade, em especial a entidade empregadora e os próprios colegas de trabalho, que muitas vezes acabam por segregar quem está ou já esteve deprimido. (Ler mais)


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal