JUNHO 2018
DIA INTERNACIONAL DO YOGA
Dília Afonseca
Diretora da Escola da Felicidade
geral@escoladafelicidade.pt

No dia 21 de junho celebra-se o Dia Internacional do Yoga, a data foi oficializada pela ONU  e recebeu a mais alta taxa de aprovação até então recebida numa assembleia, reconheceu-se desta forma que o Yoga proporciona uma abordagem holística da saúde e bem-estar, e que uma maior conscientização sobre os benefícios da prática de Yoga seria benéfica para a saúde da população mundial. Esta promove nos indivíduos e populações escolhas mais saudáveis e padrões de vida de maior qualidade.
Há mais de 3500 anos a ser transmitido de geração em geração na Índia, e posteriormente passado para vários escritos sagrados, os conhecimentos do yoga chegam à actualidade e aos quatro cantos do mundo.
As diferentes práticas do yoga têm sido objecto de estudo pela comunidade científica, que comprova a sua eficácia na qualidade de vida dos seus praticantes, na saúde e equilíbrio interior, na diminuição do stress, na segurança e confiança, na energia, na paz interior, na maior agilidade mental, no retardamento do envelhecimento, na maior resistência às doenças e na sua prevenção, numa atitude mais positiva face aos acontecimentos da vida.  Os benefícios abrangem as diferentes áreas e momentos da vida, sendo esta transversalidade o que a torna tão holística, contemporânea e uma necessidade ao estilo de vida ocidental.

Então o que é o Yoga?
O Yoga oferece-nos um conjunto de práticas físicas, mentais, sociais, energéticas e espirituais, com exercícios e técnicas simples cujo grau de complexidade vai aumentando com o gosto pela prática, levando o praticante a querer aprofundar os conhecimentos e experienciar técnicas mais complexas. Contudo, o principal objectivo é a obtenção do equilíbrio e da união do corpo, mente e espírito, para atingir a Felicidade suprema.

O que pode aprender com o Yoga?
O yoga trabalha os diferentes aspectos do ser humano: Os Asanas ou posturas físicas trazem benefícios físicos e constituem um meio para trabalhar a concentração, atingir a interiorização e autoconhecimento e entrar numa dimensão mais espiritual de aprofundamento e descoberta do propósito de vida. Às posturas físicas associam-se técnicas de respiração e controle energético, pranayamas, técnicas de relaxamento e meditação, aliando-se também técnicas de visualização e pensamento positivo, assim como, a filosofia e psicologia do yoga que reforçam ainda mais a dimensão social, mental e espiritual desta prática.

Quem pode praticar?
O Yoga é indicado para todas as idades e condições físicas apenas é necessário encontrar a aula, estilo e professor certos para si.
Como escolher um professor de yoga?
Só os professores podem acompanhar, apoiar e orientar a sua aprendizagem. Certifique-se que tem um professor com formação, e que as suas aulas se adeqúem às suas necessidades, limitações e objectivos de prática. Procure diferentes professores, as aulas diferenciam de acordo com o tipo de yoga e dependendo do professor estas podem ser mais ou menos dinâmicas, mais ou menos estáticas, mais ou menos físicas, mais ou menos espirituais. Costumo dizer aos novos alunos que não digam que não gostam do yoga antes de experimentarem diferentes professores e diferentes estilos.
Veja no professor um guia e um confidente, o contacto com o professor vai dar-lhe a oportunidade de evoluir, de autoconhecer, de partilhar dúvidas e frustrações. Lembre-se o professor deve alguém que pratica aquilo que ensina, que conhece as alegrias e dificuldades que podem surgir no caminho do yoga. 
Em suma, a prática do yoga permite o trabalho do corpo, da mente e do espírito, levando ao autoconhecimento, ao respeito por si e por tudo o que o rodeia, à saúde e como não poderia deixar de ser à FELICIDADE.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal