JUNHO 2018
UM EM CADA CINCO TRABALHADORES PORTUGUESES SOFRE DE BURNOUT. MéDICO INDICA OS SINAIS DE ALARME
Há diferentes definições desta síndrome, mas a mais frequente aponta para um quadro de exaustão emocional, despersonalização e perda de realização pessoal que pode levar à depressão e suicídio. Fernando Almeida, médico psiquiatra, explica a patologia e alerta para os sinais a que deve estar atento.
"Em casos muito graves, o burnout pode levar ao suicídio mas, nestas situações, há invariavelmente uma concomitância de outras patologias, como a depressão, que escurece o passado, o presente e o futuro, deixando o doente sem qualquer sinal de esperança", começa por explicar Fernando Almeida, médico psiquiatra no Hospital Lusíadas Porto.
A síndrome de Burnout foi pela primeira vez descrita pelo psiquiatra e psicoterapeuta americano Herbert Freudenberger, em 1974. Este médico constatou que alguns dos seus colaboradores numa clínica para toxicodependentes apresentavam, após um ano de atividade, desmotivação, queixas somáticas - como dores nas costas, problemas gastrointestinais e dores de cabeça - e problemas de humor. Para além destes sintomas, mostravam-se totalmente intolerantes a situações de stress.
"O burnout pode afetar indivíduos normais, no sentido de não terem uma depressão ou qualquer outra patologia prévia, mas pode cursar juntamente com uma depressão", alerta o especialista.
"Se a sintomatologia caraterística da síndrome depressiva – da qual se destacam o humor triste, a lentificação psicomotora, pouca autoestima, abulia, apatia, a falta de prazer ou o desinteresse por atividades que eram agradáveis – ocorrer previamente a qualquer situação de burnout, é relativamente fácil efetuar o diagnóstico diferencial" e detetar se se trata de burnout, depressão ou as duas coisas, indica o especialista.
Segundo o médico, quando um quadro clínico de burnout surge em simultâneo com uma depressão, é muito provável que a pessoa continue a estar depressiva apesar da inibição da situação que causa essa exaustão emocional (burnout).

FONTE: SAPO Lifestsyle

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal