JUNHO 2018
OS RISCOS DE ESCONDER A DEPRESSãO E DE PROCURAR A AJUDA ERRADA: A EXPLICAçãO DE UMA MéDICA
É difícil assumir para o próprio, é difícil assumir perante a família, mais difícil o é perante a sociedade, em especial a entidade empregadora e os próprios colegas de trabalho, que muitas vezes acabam por segregar quem está ou já esteve deprimido.
O grande risco é não se procurar o tratamento adequado e, não raras as vezes, o profissional adequado para o efeito. O culto do “natural e nada de químicos” e a ideia retrógrada e pouco informada de que “o psiquiatra é para loucos” fazem muitas (demasiadas) vezes a própria pessoa ou os mais próximos, na tentativa genuína de ajudar, procurarem tratamentos alternativos à Medicina Tradicional ou a consulta do neurologista "porque a doença é dos nervos".
Para se tratarem doenças psiquiátricas, como a cada vez mais frequente depressão, o psiquiatra é o médico adequado. As doenças dos “nervos” tratadas pelos neurologistas são doenças estruturais, chamadas de orgânicas, como por exemplo a doença de Parkinson, a demência de Alzheimer, a esclerose múltipla…
A sobreposição de sintomas na doença psiquiátrica e neurológica acontece, as intervenções do psiquiatra e do neurologista muitas vezes complementam-se, mas na depressão é o médico psiquiatra aquele que deve ser consultado. O trabalho articulado com o psicólogo é uma mais-valia, sendo a conjugação dos tratamentos psicofarmacológico e psicoterapêutico o mais adequado e que mais beneficia o doente em grande parte das vezes.
A depressão mata. A depressão não tratada pode levar à negligência dos próprios cuidados, como por exemplo de higiene e de alimentação, ao ponto de a vida ficar em risco. Pode levar à negligência dos cuidados de dependentes, como por exemplo os filhos, cujo crescimento ficará afetado a todos os níveis pela doença de um dos pais (ou dos dois).
A depressão pode condicionar a deterioração cognitiva e aumenta o risco de evolução para demência. A depressão pode fazer-se acompanhar de sintomas psicóticos, embora apenas em algumas formas específicas da doença, e assim poder por em risco a própria integridade e a de terceiros. A depressão pode levar ao suicídio.

FONTE: Nuno de Noronha - SAPO Lilestyle

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal