NEWSLETTER
JULHO 2013
Cuidados Farmacêuticos, uma novidade?
Dr. João Marques - Farmacêutico
De entre os serviços diferenciados - centrados na terapêutica dos doentes e prestados por farmacêuticos certificados - que hoje em dia é possível adquirir em algumas farmácias, destacam-se os Programas de Cuidados Farmacêuticos (PCF’s), quer na sua vertente de Gestão da Terapêutica, quer na da Gestão da Doença. (Ler mais)

Boca Seca 
Dr. Fabião de Castro da Silva – Médico Dentista
“Boca Seca” é o resultado de uma diminuição da produção salival, denominada Xerostomia. Por outro lado, é a sensação subjectiva de boca seca, consequência ou não, da diminuição da função das glândulas salivares, com alterações quer na quantidade, quer na qualidade da saliva. Este é um dos sintomas frequentes em doentes em cuidados paliativos. (Ler mais)


Erros alimentares cometidos nas férias
Dra. Márcia Freitas – Nutricionista
O Verão chegou e muitas pessoas aproveitam o bom tempo para tirar férias. Sabemos que as férias podem arruinar a nossa dieta. A alteração de hábitos alimentares e rotinas podem condicionar o que consumimos de tal modo que, no fim das férias, podemos acumular alguns quilos indesejados. (Ler mais)


Quando o coração está em dificuldades
Dr. Paulo Araújo – Médico Veterinário
Com a chegada do Verão e o aumento da temperatura e humidade, tal como nos humanos, os cães com problemas cardíacos começam a manifestar algumas dificuldades. Este artigo irá debruçar-se sobre a patologia cardíaca mais frequente nos animais de companhia, que é a insuficiência da válvula mitral. (Ler mais)

Breves

Genéricos ficaram 66% mais baratos desde 2007
Uma embalagem de medicamentos genéricos custa actualmente, em média, 6,97 euros, um valor que corresponde a uma quebra de 66% face ao valor médio de 20,38 euros registado em 2007, de acordo com os dados do relatório de monitorização do mercado divulgado pelo INFARMED no início de Julho. (Ler mais)



Coronavírus sem capacidade para desencadear pandemia 
O coronavírus, já causou mais de 40 mortes em países do Médio Oriente, ainda não tem capacidade para desencadear uma pandemia, mas é necessário mantê-lo sob vigilância, de acordo com um estudo feito por investigadores do Instituto Pasteur, de Paris, e publicado na revista “Lancet”. (Ler mais)


Dormir pelo menos sete horas por dia faz bem ao coração
Dormir sete horas por dia ou mais pode trazer benefícios para o coração, de acordo com um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Wageningen e do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda. (Ler mais)




 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal