ABRIL 2016
O INTESTINO é UMA ESPéCIE DE SEGUNDO CéREBRO? SIM, ATé INTERFERE COM O HUMOR
Sabia que o intestino é capaz de interferir com o nosso humor e defender o organismo de dezenas de doenças? Conheça melhor este órgão e a importância de o manter saudável.

O controlo da digestão não é a única função do intestino. Este órgão também tem um papel determinante na defesa do organismo.

À semelhança do nosso cérebro, o intestino humano possui milhões de células nervosas que atuam como neurónios, capazes de interferir com todo o nosso organismo. Estas produzem, por exemplo, 95% da serotonina existente no nosso corpo, substância responsável pela sensação de bem-estar.

É também no intestino que se concentra 80% das defesas do corpo humano, um verdadeiro exército no combate às ameaças exteriores, o que o torna num órgão fundamental na prevenção de doenças noutros órgãos ou sistemas do corpo humano. É uma espécie de “anjo da guarda”, protegendo-nos e alertando-nos para falhas ou desequilíbrios na nossa saúde.
Por outras palavras, os intestinos também pensam, decidem e executam tarefas tal e qual um cérebro. Por isso, adotar uma alimentação equilibrada, livre de produtos processados e que privilegie alimentos ricos em fibra, mastigar bem e com calma os alimentos e ingerir muita água previne o aparecimento de distúrbios como digestões lentas, inchaço abdominal ou trânsito intestinal lento.


FONTE: Sapo Lifestyle


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal