JULHO 2009
CONSULTA DO VIAJANTE: UMA NECESSIDADE ANTES DE PARTIR PARA DESTINOS EXóTICOS

Com a chegada do Verão, muitas pessoas aproveitam para preparar viagens ao estrangeiro. Mas se é verdade que as férias convidam ao divertimento e ao esquecimento das preocupações do dia-a-dia, também é certo que a preparação adequada é fundamental para garantir que as suas férias num destino exótico serão inesquecíveis pelos motivos correctos.

A consulta de saúde do viajante é recomendada para todos aqueles que pretendem viajar para fora da Europa e mesmo para alguns territórios ultramarinos da União Europeia (EU), sendo efectuadas por médicos especialistas em doenças infecciosas e em medicina tropical (componente viagens).

De acordo com informação fornecida pelo Ministério da Saúde no seu site, a consulta de saúde do viajante tem como objectivos:

  • Aconselhar as medidas preventivas a adoptar antes, durante e depois da viagem. Estas medidas incluem a vacinação, medicação preventiva da malária, informação sobre higiene individual, cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, e outros aspectos. Também podem ser fornecidas informações sobre a assistência médica e segurança no país de destino e aconselhamento sobre a farmácia que o viajante deve levar consigo;
  • Avaliar as condições de saúde do viajante antes da viagem, nomeadamente grávidas, crianças, idosos, indivíduos com doenças crónicas sob medicação, entre outros;
  • Prestar assistência médica após o regresso, diagnosticar problemas de saúde possivelmente contraídos durante a viagem e efectuar o controlo periódico de indivíduos que passam temporadas prolongadas em países ou regiões onde o risco de contrair doenças é elevado.
  • Administrar vacinas, incluindo a da febre amarela, e passar o respectivo certificado internacional.

De acordo com o Regulamento Sanitário Internacional em vigor, a única vacina que pode ser exigida os viajantes na travessia das fronteiras é a vacina contra a febre amarela, mas existem vários países que não permitem a entrada no seu território sem o comprovativo de vacinação contra outras doenças, como por exemplo a cólera ou a febre tifóide.

As pessoas que têm previsto viajar para destinos com recomendação para a vacinação contra a febre amarela, como alguns países africanos e latino-americanos, deverão vacinar-se pelo menos dez dias antes da data de partida.

Esta vacina, que tem um prazo de validade de dez anos, pode provocar efeitos secundários, como dor no local da injecção, febre, dores musculares e dores de cabeça, durante 2 ou 3 dias após a sua administração, não sendo recomendada para crianças com idade inferior a 9 meses. Está também contra-indicada para pessoas alérgicas às proteínas do ovo e para imunodeprimidos.

Entre os países que exigem o comprovativo desta vacina para permitir a entrada no seu território encontram-se: Benim, Burkina Faso, Camarões, Congo, Costa do Marfim, Gabão, Gana, Guiana Francesa, Libéria, Mali, Mauritânia, Niger, Ruanda, República Centro Africana, República Democrática do Congo, República de Angola, São Tomé e Príncipe e Togo.

Dependendo dos destinos, outras vacinas poderão ser indicadas apesar de não serem obrigatórias, pelo que é fundamental o aconselhamento médico. Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas mais indicadas, em função do destino, são as que protegem contra as seguintes doenças: cólera, difteria, encefalite japonesa, hepatite A, hepatite B, gripe, poliomielite, raiva, tétano, e febre tifóide.

Na Região Autónoma da Madeira, a consulta de saúde do viajante está disponível nas seguintes unidades de saúde:

Centro de Saúde do Bom Jesus (Módulo da Sé)
Unidade Operativa de Saúde Pública
Rua das Hortas, n.º 67, 3.º Piso
9054-526 Funchal
Telefone: 291 208 738
Fax: 291 208 888
Consultas com marcação prévia. Consultas: segunda-feira, das 13h30 às 14 horas; quinta-feira, das 11h30 às 15 horas.
Vacinação internacional, 4.º piso, das 8 às 19h30.

Hospital Central do Funchal
Hospital dos Marmeleiros
Estrada dos Marmeleiros
9054-535 Monte
Telefone: 291 705 730 e 291 705 731
Fax: 291 705 731
Consultas: terça-feira, das 11h45 às 14 horas. A partir de 1 de Julho, a consulta passa a ser feita a segunda-feira, às 12 horas.

 

 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal