JULHO 2009
FARMáCIA DE VIAGEM

Dr. João Cerqueira*

Verão. Para muitos, sinónimo de férias, viagens e descanso. Para que as recordações das férias deixem apenas memórias agradáveis, estas devem ser preparadas com algum cuidado. Há que tomar algumas precauções do ponto de vista da saúde para viajar em segurança.

Quer viaje para destinos mais ou menos exóticos, não deve esquecer a sua medicação habitual. Se for doente crónico ou está a seguir algum tratamento, não se esqueça de incluir os medicamentos na sua bagagem.

Calcule cuidadosamente a quantidade de medicamentos que necessita para o período de férias e inclua na sua bagagem, para além dessa quantidade, um excedente para o caso de ficar mais dias no destino ou para precaver alguma situação excepcional.

Viaje com uma receita médica em que conste o nome dos medicamentos que toma, assim como das substâncias activas, doses e formas farmacêuticas. Tenha o cuidado de transportar os seus medicamentos na embalagem original e acondicionados cuidadosamente para evitar que se deteriorem.

Se viajar de avião, transporte os medicamentos na bagagem de mão de modo a estarem sempre acessíveis, prevenindo extravios de bagagem e alterações bruscas de temperatura que ocorrem nos porões.

Preserve os medicamentos ao abrigo do calor e da humidade. Guarde-os num local fresco e seco. Se atravessar diversos fusos horários, informe-se com o seu médico sobre como ajustar a toma dos medicamentos, para evitar tomar a mais ou a menos.

Caso viaje para destinos exóticos, há medidas adicionais que deve tomar. O melhor é prevenir, marcando uma consulta do viajante. Nesta consulta, o turista é orientado de acordo com o destino de férias, são-lhe dados conselhos relativos ao destino e são-lhe administradas vacinas. Grupos específicos como os idosos, grávidas e doentes crónicos, recebem aconselhamento específico.

Os destinos mais exóticos têm riscos associados às diferenças de clima e, sobretudo, às deficientes condições higieno-sanitárias. Estas condições são propícias ao desenvolvimento de diversas doenças, sendo que a mais comum é mesmo conhecida como diarreia do viajante.

É indispensável um kit de farmácia, com produtos básicos que permitirão responder a pequenas emergências. Devem ser equacionados os problemas que podem surgir, conforme o destino ou o meio de transporte.

Deixo um conjunto de sugestões para compor o kit de farmácia:

  • Medicamentos de toma habitual.
  • Medicamentos para náuseas ou vómitos (enjoo de movimento).
  • Anti-diarreico e um laxante.
  • Anti-pirético e analgésico.
  • Repelente de insectos e uma pomada/gel anti-histamínico para alívio das picadas.
  • Protector solar e um creme calmante para queimaduras solares.
  • Termómetro.
  • Material de penso e desinfecção caso viaje com crianças.

Boa viagem.

*Director Técnico da Farmácia do Caniço


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal