OUTUBRO 2015
ALIMENTAçãO EM ANIMAIS DE COMPANHIA
Dr. Eduardo Teixeira
Veterinário na Vetfunchal-Centro Médico Veterinário
vetfunchal@mail.telepac.pt

Uma boa alimentação é indispensável à vida, promove uma longevidade dos nossos animais de companhia; previne e controla diversas doenças como a diabetes, distúrbios do trato urinário e alergias; melhora a condição da pele e pêlo; fortalece os músculos, ossos e articulações melhorando a performance dos nossos amigos de quatro patas.
Uma alimentação desequilibrada pode levar a uma fraca condição da pele e pêlo, a doenças gastrointestinais crónicas, à obesidade, entre outras doenças.
Cada animal deve ter um plano nutricional específico consoante o seu tamanho, raça, idade, actividade física, ambiente onde esteja inserido e condição clínica.
O excesso de peso pode conduzir a problemas articulares, aumento da pressão arterial, doenças cardio-respiratórias, distúrbios renais e desenvolvimento de diabetes. Uma dieta adequada deverá ser instituída nesses casos para que o cão, ou gato, tenha mais energia, uma vida mais longa e que possa ter uma participação mais activa nas actividades com o seu dono.
A actividade física do seu animal está directamente relacionada com a quantidade de alimento que ele deve ingerir. Os animais de interior, menos ativos, despendem menos energia do que os que vivem no exterior. As necessidades energéticas aumentam também nos períodos de crescimento, na gravidez e aleitamento e nas épocas do ano mais frias. Os animais esterilizados, por serem menos ativos, necessitam de ingerir menos calorias.
Os cães normalmente deverão ter no mínimo duas refeições diárias e os gatos poderão ter sempre o alimento disponível, desde que se respeite a dose diária recomendada pelo fabricante do alimento.
Actualmente, existem variadíssimas ofertas de alimento no mercado, sendo as dietas húmidas e os croquetes secos as mais frequentes no nosso país. Estão recomendados os alimentos de gama mais elevada uma vez que são constituídos por matéria-prima de grande qualidade, sendo de alta digestibilidade, o que se traduz num maior aproveitamento energético do alimento ingerido. Existem alimentos fisiológicos para as diversas idades e etapas da vida assim como dietas específicas para várias doenças.
Tendo em conta estes factores, e outros que possam não ter sido aqui considerados, deverá consultar um médico veterinário de forma a escolher o melhor tipo de alimento para o seu animal de companhia. 

Os cães normalmente deverão ter no mínimo duas refeições diárias e os gatos poderão ter sempre o alimento disponível, desde que se respeite a dose diária recomendada pelo fabricante do alimento.



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal