MARçO 2015
NUTRIçãO NO INVERNO
Dr. Bruno Sousa
Nutricionista no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira
Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto 
bruno.sousa@mail.com

Com a chegada do inverno, o frio aperta e surge a vontade de “devorar” alimentos e de ingerir bebidas que sejam aprazíveis, contudo ricos em calorias. É frequente utilizar-se as bebidas alcoólicas para disfarçar o frio, mas neste caso, o que sucede é que o álcool dilata os pequenos vasos sanguíneos da pele, aumentando a quantidade de sangue ao nível da pele, dando assim a sensação de calor, que não reflete a real temperatura corporal. Para além disso, com a frequente desculpa para pouco exercitar devido ao frio ou à chuva, tudo junto, pode levar ao indesejável aumento de peso.
É certo que o nosso organismo para se proteger do frio, isto é, manter a temperatura corporal, promove o aumento do metabolismo, necessitando assim de mais energia – por isso é que sentimos mais fome no inverno. Contudo, não é motivo para exacerbar a nossa ingestão com alimentos e bebidas muito calóricas. Uma boa estratégia para controlar este apetite voraz é fazer pequenas refeições diárias, evitando assim situações de fome aguda com consequentes ingestões desmedidas.
Nesta altura, é também habitual, uma maior incidência de gripes e constipações, e por isso, torna-se importante ter um sistema imunológico fortalecido. Isto não quer dizer que necessitemos de suplementação, mas sim de ter uma alimentação muito rica nutricionalmente. É sempre bom salientar que este fortalecimento deve ser feito ao longo do ano e não só nesta estação. 
Se no verão se fala da importância de uma boa hidratação, o inverno não fica atrás. Apesar de não se sentir tanta sede como nas fases mais quentes, nesta estação, a diurese está aumentada, e por isso há que compensar as perdas e providenciar um adequado consumo de água ou de outros líquidos não calóricos.  

DESTAQUE
Dicas para uma alimentação adequada no inverno:
- Consumo regular de bebidas quentes, como chás e infusões. O chocolate quente e as bebidas alcoólicas são de evitar;
- Optar por ingerir diariamente sopa de legumes. Os caldos também podem ser uma alternativa;
- Privilegiar os alimentos da época (legumes e frutas), pois são mais ricos nutricionalmente, favorecendo o sistema imunitário; 
- Consumir diariamente uma pequena porção de frutos secos (nozes, amêndoas, entre outros);
- Fazer várias refeições diárias, em pouca quantidade, para evitar os grandes apetites nas principais refeições.



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal