FEVEREIRO 2015
A LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO NA MADEIRA
Dr. Ricardo Sousa
Presidente do Núcleo da Liga Portuguesa Contra o Cancro
rsousa@ligacontracancro.pt

Dia 9 de Fevereiro assinala-se o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, uma doença cada vez mais presente na vida dos madeirenses, cuja realidade tem de ser enfrentada por todos. É isso que ajuda a fazer o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que tudo faz para prestar auxílio aos doentes e respectivas famílias, mas que vai mais longe na promoção da saúde, diagnóstico e prevenção da doença.  

- O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro enfoca o seu trabalho na luta contra o cancro. Quais são os tipos de cancro com mais incidência na Madeira? Quais as razões dessas incidências?
O tipos de cancro com mais incidência na Madeira são cancro da mama, próstata, cólon, reto, estômago e pele. As causas são difíceis de apontar, mas os hábitos alimentares, falta de exercício físico, obesidade, alcoolismo, tabagismo, etc. 
- A Liga mantém as mesmas linhas orientadores do que quando começou, em 1941? O que mudou?
A Liga Portuguesa Contra o Cancro assume-se como uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.

A LPCC prossegue os seguintes objectivos: 
Divulgar informação sobre o cancro e promover a educação para a Saúde, com ênfase para a sua prevenção;
Contribuir para o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico, em todas as fases da doença;
Cooperar com as instituições envolvidas na área da oncologia, nomeadamente os Centros do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil e os Hospitais das Regiões Autónomas;
Estimular e apoiar a formação e a investigação em oncologia;
Estabelecer e manter relações com instituições congéneres nacionais e estrangeiras;
Desenvolver estruturas para as prevenções primária e secundária, tratamento e reabilitação, isoladamente ou em colaboração com outras entidades
Defender os direitos dos doentes e dos sobreviventes de cancro.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro mantém-se fiel  às linhas que fizeram desta instituição uma referência e assume-se como uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, que promove a educação para a saúde, a prevenção secundária do cancro, o apoio social, a humanização da assistência ao doente oncológico e seus familiares, a formação e a investigação em oncologia.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro adaptou-se aos tempos. É uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos e declarada de Utilidade Pública, habilitada a receber donativos de particulares e empresas, os quais, mediante o recibo emitido pela Liga, terão enquadramento fiscal em sede de IRS e IRC, respectivamente, nos termos do Estatuto dos Benefícios Fiscais.
- Quantas pessoas a Liga segue/ apoia na Região? Seria possível apoiar mais? Como é que as pessoas vos procuram?
Neste momento apoiamos uma centena de pessoas... é possível apoiar mais, mas isso depende sempre dos donativos que recebemos, pois não recebendo quaisquer subsídios estatais para o desenvolvimento das suas actividades e programas, os donativos representam a principal e quase única fonte de receita do NRM – LPCC para a prossecução das suas finalidades.
- Pelo trabalho desenvolvido, nota que os madeirenses já estão mais sensibilizados para os sintomas e rastreio desta doença?
Sim, notamos de dia para dia uma maior participação nas nossas actividades. Dou um exemplo do Projecto "Um dia pela vida", na Ribeira Brava, que ainda não começou e já existem acções a decorrer, e que o número de pessoas no rastreio tem vindo a aumentar.
- Qual a recomendação que deixa a toda a população?
Para estarem atentos ao seu corpo e ao mínimo alerta consultar os técnicos de saúde! Não ter medo! Juntos somos mais fortes! Juntos vamos vencer!

DESTAQUE
Os voluntários e os profissionais que desenvolvem a sua atividade na LPCC regem-se pelos princípios da Humanização e Solidariedade e pelos seguintes valores:
Sensibilidade;
Equidade;
Ética;
Respeito;
Compromisso;
Responsabilidade;
Transparência.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal