JANEIRO 2015
RESOLUçõES DE NOVO ANO PARA 2015
Dr. Fernando Coelho
Farmacêutico na Farmácia do Caniço
fernando.coelho@farmaciadocanico.pt

Vamos começar o ano com mais saúde! O novo ano finalmente chegou e com ele uma nova oportunidade de melhorar a sua saúde começando por estabelecer as metas a atingir para 2015. O Natal e a Passagem de Ano acarretam consigo alguns descuidos típicos da época, sobretudo a nível alimentar, e que a longo prazo podem trazer problemas de saúde se não forem tomadas ações para recuperar o equilíbrio. Então em que aspetos podemos melhorar a saúde desde o primeiro dia do ano.
O exercício é um ótimo remédio! Com frequência arranjamos desculpas para não praticar exercício. Durante os meses de Inverno as razões são habitualmente o frio e o facto de anoitecer cedo, diminuindo a vontade de praticar atividades ao ar livre. A época balnear ainda está longe de chegar mas esta é a altura ideal para começar a preparar o nosso corpo para o bom tempo que se avizinha. Nos dias atuais a o ser humano tornou-se sedentário, mas ao longo de milhares de anos o corpo humano foi preparado para se manter ativo e esta mudança repentina levou ao aumento da incidência de diversas patologias, como por exemplo, a hipertensão, a diabetes, dislipidémias (alterações dos valores de gorduras no sangue) entre outros. Podemos aperceber-nos facilmente que a falta de exercício é um problema sério, e se tem refletido no aumento da obesidade no nosso país sobretudo nas crianças.
Uma boa maneira de iniciar a prática de atividade física é fazendo caminhadas. Uma caminhada diária de 30 minutos, ininterruptos, a um passo acelerado é o suficiente para sentirmos uma melhoria da nossa condição física e obter resultados positivos na saúde, que podemos observar na descida dos valores de colesterol e triglicerídeos. Outras vantagens de abandonar o sedentarismo são: o relaxamento dos vasos sanguíneos que promove a descida da pressão arterial, a diminuição do perímetro abdominal e da gordura visceral que estão associados a uma maior incidência da diabetes, e um aumento da densidade óssea reduzindo o risco de osteoporose e de fraturas ósseas.

Vantagens
As vantagens da prática desportiva não se refletem apenas a nível físico. Os benefícios mentais são também importantes, sendo alguns deles: o aumento da concentração e memória, redução da ansiedade, melhoria do humor e do sistema imunitário assim como redução da dor.
A pele e as unhas precisam de cuidados!
Na melhoria de saúde e como resolução para o novo ano podemos também debruçar-nos sobre uma condição que por vezes negligenciamos, pelo tempo que demora a ser resolvida, as onicomicoses. As onicomicoses são infeções fúngicas das unhas causadas sobretudo por fungos dermatófitos do género Trychophyton mas também por fungos não dermatófitos e por leveduras. Alguns dos fatores que estão associados ao aparecimento desta doença são: diminuição da circulação periférica, o sedentarismo, a debilidade imunológica e a falta de cuidado com as unhas. Os homens estão por regra geral mais suscetíveis de desenvolver fungos nas unhas já que usam com maior frequência calçado fechado. 
Durante o Inverno o calçado impede que este problema não seja visível e daí ignorado mas a situação muda com a chegada do tempo quente e procuramos uma solução rápida para este problema. Nos últimos anos têm surgido alternativas que permitiram diminuir o tempo de tratamento da onicomicose como por exemplo a utilização de cremes de ureia que promovem a penetração dos cremes e vernizes antifúngicos, assim como a hidratação da unha afetada. Os tratamentos que antigamente demoravam entre 9 meses a um ano podem agora ficar resolvidos em 6 meses dependendo, obviamente, da área e número de unhas afetadas. No início do ano estamos então na melhor altura para começar a tratar este problema, não esquecendo a importância de concluir corretamente o tratamento, que deve ser continuado mesmo após obter uma unha aparentemente livre de fungos, já que eles, podem ainda residir no leito da unha podendo reinfectar a unha.
Outro dos descuidos frequentes nos meses de frio é a falta de hidratação da pele. Nesta época, os banhos quentes são um conforto contra as baixas temperatura, mas juntamente com o vento e as condições atmosféricas adversas deixam a pele desidratada e com uma menor capacidade de regenerar pelo que não deve ser esquecido este órgão tão importante que nos serve de barreira contra o meio exterior. As zonas mais afetadas são as mãos e a cara que se encontram mais expostas aos elementos, pelo que se deve utilizar diariamente um creme hidratante para evitar as gretas e a descamação da pele.
E quem não gosta de estar bronzeado no Verão? Esta é certamente uma das nossas maiores preocupações durante os meses de calor mas poucos de nós nos lembramos que podemos começar a “trabalhar para o bronze” com antecedência. Os suplementos de carotenos são ideais para atingir o tom de pele morena que todos os anos desejamos alcançar, mas não devemos esquecer que a toma deste tipo de suplementos deve começar com antecedência.

DESTAQUE
Uma boa maneira de iniciar a prática de atividade física é fazendo caminhadas. Uma caminhada diária de 30 minutos, ininterruptos, a um passo acelerado é o suficiente para sentirmos uma melhoria da nossa condição física e obter resultados positivos na saúde



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal