NOVEMBRO 2014
TRATAMENTO AO CANCRO DA PRóSTATA PRESERVA POTêNCIA SEXUAL
Médicos de Coimbra realizam um novo tratamento ao cancro da próstata, que tem como objetivo “preservar a potência sexual e a continência urinária” do paciente.
 
O urologista Nuno Maia disse à agência Lusa que “este procedimento inovador tem a vantagem de causar a mínima agressão cirúrgica ao doente”, ao permitir a eliminação, “apenas, do núcleo de células malignas que se pretende destruir”.
 
A realização deste tratamento a um homem de 64 anos contou com a colaboração do urologista Massimo Valério, do hospital University College of London, em Inglaterra.
 
A equipa realizou, num hospital privado de Coimbra, uma intervenção denominada “eletroporação irreversível prostática”, com a ajuda de agulhas e corrente elétrica, proporcionando “a tecnologia mais recente e promissora no tratamento focal do cancro da próstata”.
 
De acordo com o coordenador da equipa de urologia da Idealmed Unidade Hospitalar de Coimbra ¬- local da intervenção -, uma das vantagens desta técnica é “a preservação, na totalidade, da potência sexual e continência urinária”.
 
O procedimento, realizado no bloco operatório, sob anestesia geral e com apenas um dia de internamento, consiste na colocação de duas ou mais agulhas no tecido prostático com recurso à ecografia biplanar, utilizando uma corrente elétrica “com determinadas características”.
 
O próprio sistema imunitário do doente removerá o tecido destruído, “sem daí resultar qualquer sequela ou cicatriz”, disse à agência Lusa Nuno Maia, que obteve formação específica, em Londres, realizando agora a sua primeira intervenção com estas características.
 
O médico referiu ainda que esta nova técnica “não é, para já, aplicável a todos os doentes com cancro da próstata”.

FONTE: alert-online.com

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal