AGOSTO 2014
QUIROPRÁTICA : A TERAPIA PELAS MãOS
Dra. Elisabeth Nogueira
Doutora em Quiroprática
quirofunchal@gmail.com
 
A cada ano, constata-se que as pessoas acodem cada vez mais aos quiropráticos para solucionar os seus problemas de coluna. Destes, refira-se as dores cervicais, torcicolos, dores nos ombros, lombalgias, ciáticas e hérnias discais. Mas também por outros distúrbios variados como vertigens, dores de cabeça, insónias e zumbidos.
Os bons resultados e os cuidados naturais fazem da quiroprática uma boa alternativa à medicação e a cirurgia e são algumas das razões da adesão das pessoas a esta terapia alternativa.
Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como profissão de saúde, em Portugal tal não acontece por ainda é considerada uma prática não convencional.
A quiroprática é uma arte, ciência de saúde que utiliza os métodos naturais e inatos do corpo humano a fim de melhorar o funcionamento do organismo. Localizando, analisando e corrigindo as subluxações (interferências nervosas) que se produzem no corpo.

O que é uma subluxação vertebral?
É um desalinhamento articular devido a uma distorção da coluna vertebral, bacia, crânio ou tecidos, criando uma interferência do sistema nervoso.
Estas subluxações presentes no corpo são responsáveis pelos vários sintomas. São as causadoras das dores, tensões musculares, diminuição da mobilidade, desgaste articular mas também disfunções orgânicas (problemas digestivos, enxaquecas, respiratório…).
O quiroprático analisa, localiza, corrige e realinha a coluna vertebral e as articulações libertando a capacidade inata curativa do corpo. Desta forma, permitindo eliminar a causa do problema e restaurar a saúde e o bem-estar. O quiroprático tem por filosofia que a saúde vem de dentro para fora e de cima para baixo.

Porque temos dores nas costas?
Existem três causas : física, química, e emocional.
As causas físicas são traumatismos recentes ou antigos como as quedas, os levantamentos excessivos de pesos, esforços, acidentes, más posturas e sedentarismo. Traumatismos antigos causam lesões que só se manifestam anos depois. Por exemplo, nascimento difícil, quedas em crianças, antigas lesões no desporto, entorses mal tratadas e falta de exercício físico.
As causas químicas são múltiplas: uma má alimentação (com excessos de açúcar, gorduras e álcool), demasiado café, nicotina, falta de água e utilização abusiva de medicação. As causas químicas alteram também o bom funcionamento do organismo.
As causas emocionais são cada vez mais frequentes na nossa sociedade. Advêm do stress profissional, escolar e familiar e produzem cada vez mais subluxações e tensões no nosso corpo.
Para concluir, não há altura certa para realizar um tratamento. Todas as pessoas deveriam ir a um quiroprático pelo menos 2 vezes ao ano fazer uma avaliação postural da coluna vertebral e das articulações.
A coluna vertebral é o suporte do nosso corpo. Ter uma coluna vertebral alinhada e funcional permite ser mais saudável e competitivo.


DESTAQUE:
Quem e quando devemos ir ao quiroprático?
• Crianças: dores nas costas, peso das mochilas, rotação dos pés, más posturas, quedas, problemas nos joelhos e dores de crescimento;
• Adolescentes: escolioses e outros desvios e desordens posturais; 
• Adultos: dores nas costas, posturas incorrectas, hérnia discais; 
• Grávidas : preparação da bacia para o parto, ciática; 
• Desportistas: melhorar funcionamento da coluna vertebral, limitar as lesões articulares e musculares e aumentar o rendimento do atleta; 
• Idosos: Recuperar elasticidade, mobilidade articular e diminuir as dores.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal