MARçO 2014
ATAQUES DE NERVOS AUMENTAM RISCO DE ENFARTE NAS HORAS SEGUINTES
Risco de enfarte do miocárdio ou síndrome coronária aguda aumenta 4,7%
Pessoas que têm ataques de nervos correm mais riscos, nas duas horas seguintes, sofrerem um enfarte ou derrame cerebral, aponta um estudo de cientistas europeus. A investigação é a primeiro a confirmar, com base em estatísticas,a relação entre emoções fortes e risco cardíaco, embora as causas biológicas exatas ainda não sejam totalmente conhecidas.
Nas duas horas seguintes a um ataque de fúria ou raiva, o risco de enfarte do miocárdio ou síndrome coronária aguda aumenta 4,7% em comparação com um momento de calma, aponta o estudo.
Já o risco de derrame cerebral aumenta 3,6%, assim como existe um risco acrescido de arritmia. Em pessoas com problemas cardiovasculares, o risco é ainda maior.
"Apesar de o risco de sofrer um problema cardiovascular agudo seja relativamente baixo com apenas um ataque de raiva, esse risco aumenta entre pessoas que têm ataques frequentes", explicou Elizabeth Mostofsky, da Harvard School of Public Health de Masschusetts, nos Estados Unidos, citada pela AFP.
"Isso é particularmente certo para os que possuem mais fatores de risco ou para os que tenham sofrido ataques cardíacos, derrames ou tenham diabetes", acrescentou.
Segundo as estatísticas, num grupo de 10 mil pessoas com baixo risco cardiovascular que se aborrecem apenas uma vez por mês, registr-se um ataque cardíaco a mais do que a média. Este aumento pode ser de até quato casos em cada 10 mil pessoas em indivíduos com alto risco cardiovascular.

Fonte: SAPO saúde

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal