DEZEMBRO 2013
FASCEíTE PLANTAR
Dra. Joana Sousa – Podologista
podo.joana@gmail.com

A fasceíte plantar é uma inflamação do tecido muscular da planta do pé, que ocorre pelo esforço excessivo da região. Esse tecido é denominado fáscia plantar, uma aponeurose (tecido que recobre a musculatura da planta do pé) que se estende desde calcâneo (osso que forma o calcanhar), aos dedos. Esta tem como função ajudar a manter o arco longitudinal interno (curvatura) do pé. 

Toda a força exercida sobre o pé, nomeadamente durante a corrida e a caminhada, aumenta a carga sobre a fáscia, que em condições normais e com calçado adequado nada vai afectar. No entanto, quando esta força é demasiado elevada, a capacidade de absorção das forças pode não ser suficiente e aí surge o trauma/inflamação e, consequentemente, a dor.

Esta inflamação começa com uma dor suave e gradual no calcâneo, descrita frequentemente como uma “picada de agulha” e é mais provável que se sinta após (não durante) o exercício, ou ao dar os primeiros passos pela manhã.

As causas mais comuns para o aparecimento da fasceíte plantar são: 
- Alterações na formação do arco longitudinal interno do pé (pé plano ou pé cavo); 
- Encurtamento do tendão de Aquiles e da musculatura posterior da perna; 
- Esforço excessivo sobre a planta do pé (principalmente em desportistas); 
- Excesso de peso; calçado inadequado.

Tendo em conta que esta é uma patologia com causas bem definidas, normalmente para a boa recuperação basta identificar a causa e corrigi-la. No entanto, e por prevenção, deve sempre usar calçado adequado à prática do exercício físico; realizar fortalecimento da musculatura plantar; realizar exercícios de alongamento antes e depois do exercício físico; manutenção do peso adequado; e se necessário, utilizar palmilhas com acomodação do arco longitudinal interno.

Lembre-se que a fasceíte plantar não tratada, pode transformar-se numa lesão crónica e incapacitar a realização da actividade física, sob pena de também se desenvolverem lesões no pé, joelho, ancas e coluna, uma vez que a fasceíte plantar normalmente provoca má postura.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal