SETEMBRO 2013
PéS TRANSPIRADOS
Dra. Joana Sousa - Podologista
podo.joana@gmail.com

A transpiração é uma função biológica normal, mas muitas vezes identificada como problemática, principalmente no Verão, altura em que a temperatura ambiente sobe. De facto, quando a temperatura ambiente aumenta, a nossa temperatura corporal também tem tendência a aumentar, fazendo com que o nosso organismo reaja involuntariamente de forma a arrefecê-lo através da expulsão do excesso de água e toxinas - a transpiração.

Sabe-se que cada pé apresenta cerca de 250.000 glândulas sudoríparas, capazes de produzir aproximadamente 200 ml de humidade diária. Esta humidade não evapora facilmente, principalmente quando se utiliza calçado fechado, criando um ambiente que pode levar ao desenvolvimento de infecções fúngicas, que por sua vez originam o mau odor nos pés.

Se tiver que usar obrigatoriamente calçado fechado, perante o aumento da temperatura ambiente é normal que a sua transpiração aumente, no entanto é possível tornar esta reacção corporal mais confortável para si, através da utilização de meias e sapatos de fibras naturais. Isto vai permitir que humidade seja absorvida pela meia e pelo calçado, deixando a sua pele menos húmida e, portanto, mais confortável.

Esta deixa de ser uma condição normal quando há um desequilíbrio no sistema que controla os nossos movimentos corporais involuntários (sistema nervoso autónomo), desequilíbrio este que pode levar a um excesso de transpiração designado por hiperhidrose.

Neste caso, e apesar de não ser considerada uma condição muito grave, a verdade é que as pessoas acabam por não conseguir usar sandálias por serem incapazes de mantê-las nos pés, devido à falta de aderência da pele provocada pelo excesso de humidade. Por outro lado, o uso de calçado fechado torna-se também desconfortável pois as meias acabam por atingir rapidamente o limite de absorção, mantendo o pé num ambiente sempre muito húmido.

São estes casos que podem levar ao aparecimento de infecções fúngicas, bacterianas e, mais grave ainda, ao aparecimento de úlceras plantares.

Para prevenção de situações mais graves, é aconselhável a lavagem e secagem dos pés diariamente. Deve também aplicar um creme anti-transpirante no pé e no sapato um pó desodorizante. Em relação às meias, nos casos mais graves pode ter que trocá-las duas a três vezes por dia - o importante é tentar que os pés não fiquem demasiado tempo molhados. Quanto ao sapato, este deve ser o mais arejado possível.

Lembre-se que pés transpirados são tratáveis e um pouco de cuidado e precaução irão ajudá-lo no tratamento e/ou prevenção desta condição.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal