MAIO 2013
MUSCULAçãO PODE SER PARA TODOS
Dr. Ricardo Sardinha – Lic. Educação Física
ondarevital@galoresort.com

Há pessoas que começam a fazer atividade física, inscrevem-se num ginásio, mas ficam algo reticentes em fazer alguns exercícios de musculação. Acima de tudo, é necessário desmistificar a ideia de que a área de musculação é apenas para os jovens que querem aumentar a massa muscular. A área de treino, normalmente denominada num ginásio de área de musculação, não se destina, única e exclusivamente, ao trabalho de hipertrofia muscular.

Nesta área, é possível realizar uma prática de exercício físico muito variada, podendo esta ser orientada de acordo com o objectivo de cada um: perda de peso, aumento de peso, manutenção da condição física, hipertrofia muscular, etc.. 

Esta área ainda não é uma das áreas mais procuradas num ginásio, mas aqueles que a praticam dificilmente a deixam. Poderá ser muito benéfica e auxiliar em vários casos independentemente da idade: existem estudos e casos práticos de jovens e mesmo idosos que, ao efetuar algum exercício físico nesta área, melhoraram imenso a sua condição física. O importante neste processo é a adaptação e correcta prescrição do exercício para o tipo de população.

Gostaria de alertar para dois aspectos: um prende-se com alguns casos de pessoas que negligenciam a prática dos exercícios nesta área e o outro diz respeito à importância de consultar um médico, no sentido de ter certeza de que não possuiu qualquer contra-indicação para a prática do exercício físico, antes de iniciar qualquer atividade.

Se pretende dedicar-se à prática de musculação, aconselhamos que faça os exames para verificar se está tudo em ordem. De seguida, procedemos a uma avaliação física e prescrição do exercício de acordo com os objectivos definidos e com a disponibilidade para a prática do mesmo. Poderá também ter um acompanhamento de um nutricionista, para indicar uma alimentação adequada para quem faz este tipo de treino, auxiliando na obtenção dos seus objetivos e da melhoria da sua saúde. 

É extremamente importante que o ginásio possua um técnico com formação na área de educação física e desporto, sendo ele responsável pela orientação dos seus exercícios, definição das cargas e séries, além de monitorizar toda a evolução do seu exercício.

Que roupas usar?

Para o exercício de musculação, use roupas confortáveis, que facilitem a transpiração, por exemplo, calções e t-shirts, no caso dos homens, sendo que já existem no mercado opções com material transpirável. A escolha das sapatilhas também não deve ser feita ao acaso: acima de tudo, devem ser muito confortáveis, devem proporcionar suporte para os calcanhares e ter curvaturas adequadas às plantas dos pés, de forma a dar estabilidade. Se possível, a sola deve ser antiderrapante, de forma a minimizar acidentes. Um acessório que poderá ser vantajoso são as luvas: evitam a formação de calos nas mãos, além de auxiliarem a uma melhor pega nos materiais e diferentes aparelhos. Existem ainda mais alguns acessórios específicos que poderão ser utilizados, mas tudo dependerá do tipo de treino que irá realizar.

Dicas para um melhor rendimento físico 

Recomenda-se, a cada repetição de exercícios, expirar (soltar o ar) durante o levantamento da carga (contração muscular) e inspirar durante a volta à posição inicial (fase excêntrica). 
A recuperação entre um exercício e outro é essencial para o treino. Se não respeitar o tempo adequado, o seu processo poderá não ser tão rentável. Nesta área, é importante não “fazer para além do que pode”, de forma a evitar problemas e riscos para a sua saúde. Se não treinou toda a semana, não é treinando muito num só dia que vai recuperar o tempo perdido.

A musculação é oferecida, na maioria dos ginásios, através de planos de treino básicos. Ou seja, poderá fazer somente a musculação, como também, musculação conjugada com aulas de ginástica, musculação e natação, musculação e Yoga, musculação e qualquer outra atividade física. A atividade é benéfica para qualquer tipo de objetivo, seja para definir os músculos, ganhar tônus muscular, ou ainda, ajudar no emagrecimento.

Porém, como todos os tipos de exercícios, a musculação exige alguns cuidados básicos de forma a não ser prejudicial para o organismo. Apresentamos de seguida alguns exemplos:  
- Alongue seu corpo de uma forma geral, dando algum ênfase à parte que será exercitada;
- Faça um pequeno aquecimento (correndo ou caminhando), durante pelo menos 10 minutos;
- Não exagere na carga dos aparelhos na primeira série de cada exercício. No início, coloque um peso mais leve e aumente o número de repetições, a fim de aquecer os musculos;
- Tente fazer movimentos suaves, iguais e repetidos, sem impactos grandes e em determinado ritmo;
- Aumente o peso do exercício apenas se conseguir fazer mais repetições do que o seu técnico indicou;
- Não exagere na carga dos aparelhos, pois poderão surgir problemas de postura e dores musculares. Além disso, com mais peso do que pode suportar, o exercício não vai ser bem feito e, assim, não terá o efeito esperado;
- Respeite o intervalo recomendado pelo seu técnico durante as séries de exercícios;
-  Beba água quando puder;
- Respeite a ordem dos exercícios, de acordo com os grupos musculares a serem exercitados;
- Alongue após o treino, a fim de evitar dores e lesões musculares posteriores. 

Benefícios provenientes do treino de musculação

- Melhora a parte estética - Enquanto a quantidade de gordura corporal diminui, ocorre também um aumento de massa muscular. É bom para quem quer emagrecer e, principalmente, para quem quer ganhar peso;
- Torna o coração mais saudável - A musculação treina o coração para esforços intensos. Quando a pessoa fortalece os músculos, a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço;
- Aumenta a força - gera um aumento de peso e de massa muscular. Com isso os músculos começam a aparecer mais, dando uma maior definição ao corpo;
- Melhoria dos aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória e aprendizagem);
- Aumento da resistência do sistema imunológico, diminuindo o risco de infecções;
- Melhora a postura e a flexibilidade;
- Melhora a auto-estima;

A musculação pode ser feita em conjunto com outros desportos, com o intuito de fortalecer os músculos, para auxiliar na preparação e treino de outras modalidades. 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal