MAIO 2013
SESAMOIDITE
Dra. Joana Sousa – Podologista
podo.joana@gmail.com

Os sesamóides são dois ossos que se assemelham a pequenos feijões, com localização na base do hallux (dedo grande do pé), mais propriamente, sob a cabeça do primeiro metatarso. Há dois ossos sesamóides em cada pé, um medial e outro lateral. Contudo, há pessoas que têm estes ossos separados ao meio e, nesse caso, diz-se que têm sesamóides bipartidos.

Estes ossos foram concebidos para funcionar como ponto de apoio, ou alavanca, para os tendões flexores do hallux e conjuntamente para lhes conceder protecção pois mantêm-nos mais afastados da articulação.    
            
O que é Sesamoidite?

Sesamoidite é a inflamação dos ossos sesamóides, que pode acometer um ou ambos os ossos. Por estarem situados sob a cabeça do primeiro metatarso, alojados no interior do tendão flexor curto do hallux, regra geral, estão submetidos a grandes cargas durante a marcha e corrida. O ponto mais crítico de pressão sobre os sesamóides ocorre durante a fase final da passada, no desprendimento do hallux do solo (propulsão), momento este em que estão sob tensão máxima, pela força da extensão do dedo.  

Causas

A prática desportiva é, sem dúvida, a principal causa, especialmente quando o exercício pretendido exige corrida e saltos. Na corrida, porque a zona do pé que está sujeita a maiores pressões é a anterior (frente) e, naturalmente, os sesamóides vão estar sujeitos a uma maior carga. Nos saltos, porque tanto a propulsão como a absorção do salto fazem-se também, maioritariamente, com a parte anterior do pé. Tanto num caso como no outro, os sesamóides ficam sujeitos a enormes pressões, podendo originar a sua inflamação – sesamoidite. 

O uso de calçado de salto alto é outra causa bastante frequente e, neste caso, são as senhoras as mais afectadas, pois a posição a que obrigam o hallux a estar quando caminham é uma posição de extensão, colocando os sesamóides desprotegidos e sujeitos a hiperpressões que, quando de forma excessiva e sucessiva, podem originar a inflamação dos sesamóides.

Sinais e sintomas

Como já foi referido anteriormente, a sesamoidite é uma inflamação dos sesamóides e, como tal, apresenta os sinais típicos de uma inflamação - calor, rubor, edema e dor. Esta dor é tanto mais forte quanto maior pressão houver sobre a zona inflamada, e por isso, torna-se bastante dolorosa quando se caminha descalço, com calçado de sola dura e, principalmente no caso das senhoras, quando caminham com saltos altos.

Tratamento

Numa fase inicial em que existe um processo inflamatório, é necessário que haja a diminuição da sintomatologia com medicação anti-inflamatória. Torna-se também essencial cumprir o repouso e restrição da actividade física.

Após a diminuição da sintomatologia, uma das possibilidades de tratamento executada por podologistas é a realização de suportes plantares (palmilhas) personalizados, em que é realizada a descarga dos sesamóides, evitando assim a sua sobrecarga e consequente inflamação.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal