FEVEREIRO 2013
A MODA DOS 30 MINUTOS!
Dr. Ricardo Sardinha – Lic. Educação Física
ondarevital@galoresort.com

Muitas vezes, ouvimos a frase: “eu gostava de fazer exercício físico, mas não tenho tempo”. Esta é a desculpa mais antiga, mais descabida e fácil que arranjamos para justificar a falta de exercício físico, mas trata-se apenas, e somente, de uma desculpa. Pergunto: se ficar doente, não vai necessitar de tempo para se cuidar? Acha que se tiver um tempinho para si, não vai ser benéfico para descontrair e esquecer os seus problemas, sejam pessoais ou profissionais?

É certo que, hoje em dia, existe uma maior concorrência no ramo laboral e uma maior procura pelo mesmo tipo de trabalho, o que faz com que muitas pessoas mergulhem no mundo do trabalho, acabando por se “esquecerem” de si.

Também é verdade, e compreendemos, que hoje em dia a vida profissional e pessoal poderá exigir muito das pessoas, daí ser necessário que as mesmas desenvolvam a capacidade de se organizarem e de se educarem, no sentido de arranjar e bloquear um tempo para a prática da sua actividade física.

Sensível a toda esta alteração e evolução da sociedade, o mundo do Fitness adaptou-se! Surgiu algo que veio incentivar e cativar mais pessoas para a prática da actividade física: as aulas no formato de 30 minutos.

Estas aulas, que surgiram há relativamente pouco tempo, são estruturadas de forma a ter a duração de meia hora, fazendo com que, psicologicamente, as pessoas já considerem ter tempo para colocar em prática o seu exercício.

Por serem aulas mais reduzidas, normalmente corta-se no período de descanso entre exercícios, aumenta-se a relação tempo/empenhamento motor e eleva-se a intensidade, conseguindo assim, de certa forma, saciar e satisfazer os interesses dos utentes.

Parece, assim, a situação ideal, para quem não tem muita disponibilidade e quer fazer algum exercício ou manter-se em forma. 

Este método permite que, em apenas 30 minutos, sejam feitos exercícios aeróbicos, anaeróbicos, exercícios de força ou de resistência, conforme o tipo de aula, contribuindo para o alcance dos mais variados objetivos, tais como a eliminação de peso, fortalecimento muscular e melhoria da condição física. 

Esta é uma tendência voltada para pessoas que têm uma vida muito atarefada - filhos, estudos e trabalhos dentro e fora de casa, e falta espaço na agenda pra cuidar da sua forma física.

Apesar de, dentro das aulas, existirem muitos métodos de trabalho diferentes, todos eles partilham da mesma visão: "30 minutos são suficientes para aumentar a musculatura ao mesmo tempo em que se queimam calorias".

Este tipo de aula poderá possibilitar:
- Variar mais as aulas, ou seja, em vez de fazer uma aula, as pessoas poderão fazer duas;
- As pessoas que não gostam de aulas muito longas e repetitivas, ficarem satisfeitas com as sessões mais curtas;
- Frequentar aulas com maior intensidade;
- Originar mais disponibilidade para outras situações, como sair ou encontrar-se com amigos, etc.

Alerto para o facto de existirem determinadas aulas de 30 minutos que não são muito completas, perdendo-se alguns aspectos, como por exemplo, o tempo de aquecimento/preparação e o tempo para os alongamentos. Assim, seria importante antes da aula proceder a um pequeno aquecimento e, no final, a execução de alguns alongamentos.

Se estivermos atentos, observamos que, na realidade, muitas vezes acabamos por disponibilizar muito mais do que 30 minutos para o exercício.

As aulas de 30 minutos poderão ter as suas vantagens, contudo as aulas de 45 minutos e de 60 minutos não perdem, de forma alguma, a sua credibilidade e as suas mais-valias, apresentando vários benefícios comprovados para a sua saúde.

Cada tipo de aula tem o seu lugar, contudo continuamos a defender a ideia de que as sessões de 60 minutos são extremamente benéficas, podendo apresentar resultados impressionantes. Assim, para quem tem possibilidade e alguma disponibilidade, aconselhamos que reserve mais do que 30 minutos para o seu treino.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal