MAIO 2012
PREVENçãO DE PROBLEMAS DENTáRIOS EM CãES E GATOS
Dr. Eduardo Hernandéz Loreto – Médico Veterinário
convetcanico@gmail.com

As afecções dentárias nos cães e nos gatos são problemas que aparecem com bastante frequência nas clínicas veterinárias. As mais frequentes são as gengivites, ou inflamação das gengivas, e o chamado sarro, placa ou tártaro dentário. As raças mais susceptíveis são as de pequeno porte e todos aqueles animais que são alimentados com comida caseira ou alimentos húmidos em excesso.

Convém examinar com alguma frequência o estado dos dentes, os quais deverão estar limpos, livres de manchas ou sarro dentário. Também as gengivas, mais especificamente na linha onde se inicia o contacto com o dente, deverão estar cor-de-rosa claro, a irritação ou a presença de uma linha vermelha é indicativa de uma patologia ou do início da mesma, sendo que em qualquer destes casos deverá recorrer ao seu veterinário.

Existem no mercado, quer em grandes superfícies, “pet-shops” ou clínicas veterinárias, muitos produtos como: escovas, dentífricos e barras orais, alguns mais efectivos que outros, mas a forma mais efectiva e prática de prevenir afecções buco-dentárias passa pela administração de alimento seco (ração) durante toda a vida do animal. Devemos evitar administrar alimentos moles e aproveitar a consulta anual com o veterinário para uma revisão buco-dentária e aconselhamento dos melhores produtos, antes de adquirir algum produto que possa ser pouco efectivo ou até prejudicial para o seu animal.

Nas situações mais graves de sarro dentário, os diversos produtos pouco ou nada poderão fazer para eliminar essa condição: deverá ser agendada uma higienização oral ou destartarização, procedimento realizado com o animal sedado e com o auxílio de uma máquina de ultra-som. Durante o processo, também são examinados os dentes para remover aqueles que já estão inviáveis, seguidamente as superfícies dos dentes são polidas, evitando deixar ranhuras que possam promover a ocorrência de placa e, finalmente, é feita a aplicação de um produto anti-séptico.

Deixar o animal com a presença do sarro dentário traz como consequência uma acumulação excessiva do mesmo, o que conduzirá de forma inevitável a um agravamento da condição geral da boca, como por exemplo perda de peças dentárias e infecções graves nas gengivas.

Não espere até que o seu animal de estimação esteja com uma situação grave, quando dê sinais de alerta como: mau hálito, uma camada de placa ao redor dos dentes, dor ou sangramento das gengivas, ao comer ou quando toca nas gengivas. Consulte imediatamente o seu veterinário, lembre-se que mais vale prevenir do que remediar.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal