DEZEMBRO 2011
STRECHING GLOBAL ACTIVO (SGA)
Dra. Marisol Canada e Dra. Nélia Paulino - Fisioterapeutas
reabilitesse@sapo.pt

Todas as actividades que desempenhamos no nosso dia-a-dia, sejam elas a nível profissional ou a nível desportivo, implicam a realização de movimentos repetidos e posturas mantidas, que com o passar do tempo levam a criar tensão, retracções e desequilíbrios musculares, que podem resultar em alterações posturais permanentes. Estes factores poderão ainda contribuir para o aparecimento de dores ou desconforto na coluna e outras regiões do corpo, de forma que acabam por diminuir o rendimento na actividade desportiva ou laboral. 

SGA - o que é?

O Streching Global Activo (SGA) é uma técnica de alongamento baseada no método de Reeducação Postural Global (R.P.G.). Esta técnica foi desenvolvida pelo criador do método RPG – Reeducação Postural Global, Philippe Emmanuel Souchard, que através do alongamento global activo, procurou promover o ganho e manutenção do alongamento da performance desportiva. 

A quem se dirige o SGA? Qualquer pessoa poderá ou deverá fazer?

O SGA pode ser utilizado individualmente ou em grupo, por praticantes de ginásio, atletas de alta competição ou qualquer pessoa sedentária. Deve ser orientado apenas por fisioterapeutas ou outros profissionais com formação específica em SGA. 

Qual o beneficio de fazer SGA?

Este método particular de alongamento permite restabelecer a força, o comprimento e a flexibilidade dos grupos musculares enrijecidos pela prática desportiva ou pelas posturas adoptadas no dia-a-dia de trabalho. 

A globalidade dos estiramentos, o trabalho respiratório, a contracção contra resistência dos músculos estirados, e o alongamento dos músculos espinhais, fazem a originalidade do SGA e conferem-lhe uma eficácia incomparável. 

Como se realiza SGA? Individual ou em grupo?
 
É um método realizado através de um conjunto de auto-posturas devidamente orientadas de modo a evitar compensações que prejudiquem o alongamento global. Existem diversas auto-posturas para atender a todos os casos de retracção das diferentes cadeias musculares. 

Quando se trabalha individualmente, realiza-se o ensino das auto-posturas que melhor respondem aos problemas específicos do utente em questão. Quando em classe, tenta-se trabalhar as diferentes posturas de alongamento de modo a responder aos problemas posturais de cada participante. 

Porquê integrar uma classe de SGA?

As classes de SGA terão como objectivos, a reeducação da respiração, dar continuidade em termos de manutenção da boa postura e boa flexibilidade dos utentes que realizaram tratamento de Reeducação Postural Global, apresentar uma sugestão de alongamentos mais globais aos praticantes de actividades desportivas, propor um conjunto de posturas de alongamento a todas as pessoas que no seu dia-a-dia de trabalho têm que realizar movimentos repetitivos ou manter a mesma posição (seja ela sentado ou de pé) por um período prolongado de tempo, ajudar a aliviar pequenas dores na coluna e outras articulações, e Educar a sua Postura, Promovendo assim a sua Saúde.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal