OUTUBRO 2010
PREVENçãO EM SAúDE ORAL
Sofia Pinto - Médica Dentista
sofia.pinto@ortofunchal.com

Sem dúvida que entre as doenças mais comuns que afectam toda a população, sem distinção de idade, encontramos aquelas que envolvem a área oral. Uma boa higiene oral é uma das medidas mais importantes que devem ser adoptadas para manter os dentes e gengivas saudáveis. Dentes saudáveis não só contribuem para uma boa aparência, mas são também importantes para falar e mastigar correctamente os alimentos.

Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovagem e o uso correcto do fio dentário, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais económica, menos dolorosa e preocupante de se cuidar da saúde oral e que, ao fazer prevenção, estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves.

O que é a doença periodontal?
A doença periodontal corresponde a uma inflamação das gengivas que pode evoluir afectando o osso que rodeia e suporta os dentes. É causada pelas bactérias da placa bacteriana, que é uma película aderente e transparente que se forma constantemente nos dentes. Se a placa bacteriana não for removida através da escovagem e do uso do fio dentário, esta acumula-se e pode infectar não só a gengiva mas também o osso que suporta o dente, levando à mobilidade e perda dos dentes.

O que é a cárie dentária?
Os hidratos de carbono existentes na alimentação servem de alimento às bactérias da placa bacteriana, as quais produzem ácidos que destroem o dente. Com o passar do tempo, o esmalte do dente começa a deteriorar-se debaixo da superfíce dentária, enquanto esta mantém-se intacta. Quando esta camada desaparece, a superfície colapsa, expondo a cavidade. As cáries dentárias desenvolvem-se com mais frequência nas fissuras das superfícies oclusais dos dentes posteriores, entre os dentes e junto à linha gengival.

Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós deve tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas orais:

•    Escovar bem os dentes após as refeições. Escolha sempre uma escova macia para não desgastar o esmalte nem traumatizar a gengiva. Deve ser usada com dentífrico, pelo menos duas vezes por dia, durante dois minutos. A técnica de escovagem aconselhada é colocar a escova direccionada para a gengiva, fazendo movimentos de vai-vem ou circulares. Deve trocar a sua escova sempre que as cerdas estiverem danificadas ou de três em três meses.

•    Usar o fio dentário diariamente. O fio dentário deve ser usado todos os dias, uma vez por dia. Este deve ser utilizado antes da escovagem uma vez que a remoção da placa bacteriana que se encontra entre os dentes permite que o flúor existente na pasta penetre mais eficazmente nos espaços inter-dentários e que os resíduos que permaneçam na boca sejam removidos. No caso de estes espaços serem de maiores dimensões, recomenda-se o uso de um escovilhão interdentário.

•    Utilizar uma pasta dentífrica com flúor. Deverá escolher uma pasta de dentes adequada à sua boca, isto porque existem pastas com indicações específicas para problemas gengivais, sensibilidade, cáries, etc. Peça conselho ao seu dentista. Tenha também em atenção que as crianças devem colocar uma porção mais pequena.

•    Escovar a língua. Esta é um grande reservatório de bactérias. A sua escovagem deve ser no sentido horizontal, de trás para a frente, sendo particularmente importante em pessoas com queixas de mau hálito.

•    Manter uma alimentação equilibrada e evitar comer alimentos doces entre as principais refeições.

•    Consultar o seu dentista de seis em seis meses. Hoje em dia, uma ida ao dentista não deve ser encarada com ansiedade. Se adiar, só vai estar a agravar o seu problema.

O cuidado com a nossa saúde oral deve ser um hábito criado desde a infância, sendo essencial a atenção dos pais. Estes deverão ser responsáveis por transmitir hábitos de higiene oral adequados às crianças. Em matéria de saúde oral, é bem válido o ditado popular: mais vale prevenir do que remediar.

www.clinicasaolourenco.com





 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal