JUNHO 2010
TREINO DESPORTIVO
Ricardo Sardinha – Lic. Educação Física
ondarevital@galoresort.com

É importante educar a população a respeito dos “tipos” e formas de treinos que existem e sensibilizá-las para a necessidade de uma correcta prescrição e orientação do exercício, que deverá ser sempre adequado aos objectivos individuais de cada pessoa. Uma pessoa que queira inscrever-se num ginásio ou espaço desportivo e que não possua muito conhecimento a respeito do exercício, certamente não alcançará grandes benefícios para a sua saúde.

Atenção que geralmente os que pensam tudo saber sobre treino desportivo na realidade não o sabem, como vêm mais tarde a detectar já em circunstâncias avançadas sem possibilidade de retorno à condição física inicial.

Após ganhar consciência dos reais benefícios que o exercício físico poderá proporcionar, a pessoa necessita estar motivada para a prática do mesmo. Este factor é primordial para que a sua assiduidade no desporto não desvaneça algum tempo depois.

Lembre-se que a manutenção da prática regular é fulcral para o alcance do sucesso dos seus objectivos! “O que perdemos, rapidamente ganhamos de seguida”.

O passo seguinte passa pela realização de uma avaliação efectuada por um profissional da área, que conseguirá obter dados que o ajudarão a prescrever o exercício de uma forma correcta e mais adaptada possível ao corpo/organismo do praticante. Quando falamos de avaliação, referimo-nos à designada “Anamnese”, que consiste num questionário em que o indivíduo irá relatar os seus objectivos, o seu passado atlético, doenças ou sintomas que interfiram na actividade, bem como alguns parâmetros e indicadores, tais como:

•    Medidas Antropométricas – Peso actual, estatura, medidas de circunferências, etc.;
•    Composição corporal – Medidas de dobras cutâneas, percentagem de gordura, peso de gordura, massa corporal magra;
•    Avaliação da flexibilidade e postural – Onde serão verificados possíveis problemas posturais e desequilíbrios musculares.

A recolha de todos estes indicadores permite ao profissional elaborar um plano de treino o mais adaptado possível, desde o período inicial de aquecimento e trabalho cardiovascular, ao treino específico e à respectiva finalização, no âmbito dos alongamentos dos diversos músculos do corpo.

Sendo assim, o treino deverá ser composto com base na avaliação realizada, o objectivo das pessoas e a disponibilidade para a prática do mesmo. De referir que não há qualquer lógica em realizar um plano de treino com a duração de 2h30 se na realidade o cliente apenas dispõe de 1h00, pelo que este é um factor que os profissionais na área terão de ter em conta.

É aconselhável que tenha o acompanhamento ou aconselhamento de um profissional. Contudo, para os que consideram que não têm possibilidade para tal, por motivos financeiros, de tempo ou outros, é preferível fazer algum exercício (por mais simples e básico que seja) do que não o fazer de todo.

Para este último caso, deixamos algumas sugestões que poderão ser tomadas em consideração, numa forma simplista e adaptada por si, como por exemplo:

•    Dê sempre preferência ao exercício cardiovascular e de uma forma progressiva, no sentido de preparar e adaptar o seu organismo ao longo do exercício;
•    Poderá (se for o seu objectivo) realizar alguns exercícios mais específicos de tonificação muscular, optando pelos que não impliquem o uso de materiais, de forma a reduzir a probabilidade de adoptar posições incorrectas do corpo e consequentemente da respectiva postura;
•    Finalize sempre com uma sessão de alongamentos. Este aspecto adquire um papel fundamental na manutenção, coordenação e prevenção de lesões, ajudando a relaxar os músculos e a aumentar o nível de flexibilidade dos mesmos. Se não gosta, realize-os em situações diárias tais como enquanto assiste televisão, por exemplo, de forma a não se concentrar no exercício em si.

Uma correcta programação de treino é essencial tanto para os iniciantes, como para atletas. As pessoas reagem de forma diferente a estímulos iguais, por isso, as características de cada um devem ser observadas antes de iniciar um tipo de exercício, de maneira a elaborar um programa de treino o mais individualizado possível.

Tenha sempre isso em conta, quando iniciar no seu treino desportivo. Comece hoje uma vida mais saudável!

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal