FEVEREIRO 2024
A MOTRICIDADE OROFACIAL
Dra. Rita Pequeneza
Médica Dentista
A motricidade orofacial

“A medicina dentária deixou de ser vista apenas como o simples “tratar dos dentes”, tratando-se de uma área fundamental para todo o correto desenvolvimento das funções essenciais como o comer, o falar e o respirar… Com esta consciencialização, surgiu a Ortopedia Funcional dos Maxilares"

A promoção da saúde é um processo de consciencialização da comunidade, promovendo mudanças de hábitos com vista a uma melhor qualidade de vida. A 17 de fevereiro, celebramos o dia Mundial da Motricidade Orofacial (MOF), área essa que se dedica à prevenção, ao diagnóstico e à reabilitação das alterações estruturais/funcionais da boca e da face com vista a proporcionar melhores hábitos de sucção, mastigação, deglutição e respiração. Ao falarmos de MOF, refletimos logo no papel dos terapeutas da fala (TF). Todavia, atualmente estes profissionais tendem a ter uma visão mais abrangente e a trabalhar com equipas multidisciplinares como pediatras, otorrinolaringologistas e médicos dentistas. Na minha atuação médico-dentária direcionada para a odontopediatria (medicina dentária para crianças) e para a ortopedia funcional dos maxilares, considero o TF como um elemento essencial para a otimização dos meus tratamentos. Assim, a relação entre a terapia da fala e a medicina dentária é cada vez mais evidente de modo a desenvolvermos uma abordagem dinâmica aquando da prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações orofaciais. A medicina dentária deixou de ser vista apenas como o simples “tratar dos dentes”, tratando-se de uma área fundamental para todo o correto desenvolvimento das funções essenciais como o comer, o falar e o respirar… 

Com esta consciencialização, surgiu a Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM), ramo da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico, à prevenção e ao tratamento das PATOLOGIAS Promoções de 1 a 31/03/2024 limitadas ao stock existente *desconto acumulado em cartão cliente. Ganhe com o seu cartão cliente! @farmaciacanico @farmaciaportuguesafunchal @farmacianacionalfunchal @parafarmacialocalpharma Vichy anti-idade Cuidados anti-idade: Liftactive e Neovadiol. Ideais para o cuidado antioxidante, antirugas, antimanchas e firmeza. Acumula 30% desconto em cartão 30% DESCONTO * PUB A MOTRICIDADE OROFACIAL “A medicina dentária deixou de ser vista apenas como o simples “tratar dos dentes”, tratando-se de uma área fundamental para todo o correto desenvolvimento das funções essenciais como o comer, o falar e o respirar… Com esta consciencialização, surgiu a Ortopedia Funcional dos Maxilares. Dra. Rita Pequeneza MÉDICA DENTISTA alterações de crescimento e de desenvolvimento das bases ósseas e das arcadas dentárias. Atualmente, cerca de 80% das crianças apresentam más-oclusões dentárias (alterações nas arcadas e posição dos dentes), sendo considerado como o 3º principal problema da cavidade oral. Diagnosticar e intervir o mais precocemente, fará com que os padrões funcionais sejam os mais fisiológicos possíveis e que o crescimento craniofacial seja mais harmonioso e estável, recorrendo a tratamentos menos invasivos. 

Para tal, possuímos a premissa de que a forma e a função das estruturas devem andar de “mãos dadas”, pois se a forma dos maxilares (dentes, palato, …) está alterada, a função (respiração, mastigação, deglutição, …) também estará! Assim, visamos corrigir a forma dos maxilares com recurso a aparelhos ortopédicos funcionais que originam uma remodelação e reeducação muscular e óssea, em idades precoces (exemplo: 4 anos de idade). Desta forma, os médicos dentistas, tentam corrigir a forma dos maxilares para que os TF possam trabalhar as funções de forma mais eficaz. Para a comunidade, este dia também é de suma importância para que a informação se propague. Uma comunidade informada e consciencializada apresenta-se mais preparada para a mudança de paradigmas e de crenças, muitas vezes enraizadas sem bases científicas. Assim, estas comunidades estarão mais preparadas para reconhecem, nos seus seios familiares e/ou laborais, crianças que apresentem alterações na região da face. Muitas vezes e de forma errada, pensamos que as crianças ainda são “pequenas” e que à medida que vão crescendo, essas alterações são ultrapassadas pelo próprio crescimento. 

Todavia, certamente já vimos crianças que utilizaram chucha até muito tarde e que consequentemente os dentes ficaram alterados (sem contacto), fazendo com que a língua fosse projetada e que a criança sentisse muita dificuldade em articular algumas palavras… Talvez também já nos deparamos com crianças que comem muito lentamente e que achamos que seja por “teimosia”, mas nunca pensamos que poderia ser algo de origem dentária, como uma alteração de mordida que dificulta todo o processo mastigatório… Talvez também nunca refletimos que as crianças possam estar a dormir mal, que não tenham tanto aproveitamento escolar ou que se sintam mais cansadas devido ao simples facto da respiração estar alterada, proveniente de alguma alteração orofacial…. 

Pois bem, estes foram apenas um pequeno leque de exemplos de alterações, mais comuns do que possamos imaginar, que podem perfeitamente serem diagnosticadas e tratadas precocemente desde que sejam bem encaminhadas e dirigidas por uma equipa multidisciplinar. O futuro faz-se caminhando…. Atualmente, ainda existe uma necessidade acrescida dos profissionais das diversas áreas de saúde, trabalharem mais sinergeticamente em prol do benefício e da qualidade de vida dos nossos utentes, independentemente da idade dos mesmos. É essencial que tanto as comunidades como os profissionais, tenham a capacidade de inovar e de “abrir mentes”, partilhando conhecimentos, dúvidas e respostas para que o resultado seja ainda melhor! Afinal, juntos somos mais fortes!

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal