JANEIRO 2024
NUTRINDO A VIDA
Dra. Nádia Brazão
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica no Plano D
Nutrindo a Vida

 “A alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento no nosso corpo! E como se diz em bom madeirense, ‘não há nada que pague’ viver com o nosso corpo e mente em bom funcionamento: em plenitude! Boas escolhas alimentares!”

Que melhor forma de celebrar a vida, do que rodeada de amigos, gargalhadas e comida deliciosa! Daquela de se saborear de olhos fechados! Mas será que é possível combinar o saudável com o saboroso?! Uma vez que também brindamos sempre à “saúde”, e o que mais desejamos para nós e para os nossos é “saúde”, devemos também aceitar que para que isso aconteça há vários denominadores que são comuns à nossa prática diária que devem ser respeitados. Costumamos designá-los como os 4 pilares da nutrição: dormir bem, movimentar o nosso corpo diariamente, cuidar da qualidade dos nossos pensamentos… e fazer boas escolhas alimentares! Com tanto ruído quando a conversa é nutrição, eu compreendo que por vezes se torne difícil refletir de forma racional e inteligente acerca de tudo o que vemos e lemos nas redes sociais! Mas aqui aplica-se o dito, less is more! Vamos descomplicar, os resultados em saúde surgem quando planeamos a rotina, colocamos o nosso plano em ação, e o mesmo flui. Ou seja, não nos sentimos aprisionados, e conseguimos tirar partido e prazer! Parece um conto de fadas?! Mas eu sou testemunha, é possível; e ninguém se arrepende! A alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento no nosso corpo! E como se diz em bom madeirense, ‘não há nada que pague’ viver com o nosso corpo e mente em bom funcionamento: em plenitude! Boas escolhas alimentares!

4 dicas para uma alimentação saudável:

1. Descascar mais e desembalar menos! Tente os ‘5 ao dia’: 5 porções de frutas e vegetais no total do seu dia, estes são os alimentos-base: ricos em fibra, fitoquímicos, antioxidantes e anti-inflamatórios que tanto precisamos. Assim, evita ingerir tantos alimentos processados e embalados; 

2. Planear mais e melhor! Assim conseguimos economizar tempo e dinheiro, tornar a nossa vida mais prática e menos stressante e claro com ganhos em saúde. Há várias formas de o fazer: planear dia a dia, planear a semana e mesmo até cozinhar em duas horas do fim de semana, as refeições todas da semana. A isto chama-se Batch Cooking; em português, Cozinhando por Lotes. 

3. Variedade alimentar. Só assim conseguimos garantir todos os macro e micronutrientes. Por exemplo, varie os pequenos-almoços para que não seja sempre pão; as proteínas dos pratos para que não seja sempre carne (tem o peixe, o ovo, o feijão, grão, lentilhas); experimente receitas novas para os lanches; varie até os supermercados onde compra os seus produtos, procure os mercados e produtores locais

4. Evite o excesso de produtos alimentícios com trigo: pão, bolachas, tostas, croissants, bolos. O trigo que temos atualmente é uma espécie mais ‘moderna’ e modificada, pouco interessante para a nossa microbiota (bactérias do intestino). Quando em excesso, ou seja, várias vezes ao dia, pode gerar aquele mal-estar, enfartamento e até uma inflamação de forma crónica.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal